A carregar...

Artigos

Ossadas de Savimbi em Luanda ?

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Lisboa  – Filhos do malogrado, Jonas Savimbi que se encontram no estrangeiro mostram-se decidos em remeter um pedido de esclarecimento ao  Presidente José Eduardo dos Santos (na qualidade de chefe do  Governo), quanto ao verdadeiro  paradeiro das ossadas do falecido seu pai. Ao  mesmo tempo pretendem  solicitar a transladação dos seus restos mortais para um local por eles desejados, neste caso no Bié. A acção dos mesmos é entendida como medida para testar a veracidade da  informação posta circular  segundo a qual o corpo de Savimbi deixou de estar no cemitério do Luena.


Fonte: Club-k.net


Nas informações que  são do conhecimento dos mesmos, dão conta que entre 2003 ou 2004 o corpo do seu pai, líder fundador da UNITA,  teria estado na “clinica da Elf” (Nome a que se chamava na altura a unidade hospitalar em referência).


Ao que consta, a  família, em geral, deseja que os restos mortais do ex líder da oposição armada seja enterrado condignamente em Lopitanga, sua terra natal ao lado da campa dos seus pais, Loth Malheiro e Helena Mbumbo.


Uma das razões  apontadas na inquietação dos filhos ou familiares de Jonas Savimbi quanto ao paradeiro das suas ossadas são simplificadas nos seguintes pontos a saber:


- Já fez/passa cinco anos tempo determinado por lei para exumação de um cadáver: Os familiares veem  desprezados, por parte do governo, os seus  pedidos e apelos quanto ao assunto.


- O falecido SG da UNITA, Mario Vatuva, por diversas vezes levantava o assunto como se tivesse informações precisas de que o corpo de Savimbi não mais estava no cemitério de Luena. Numa  cerimônia de deposição de flores na campa do ex líder rebelde, o seu sucessor Isaias Samakuva teceu palavras pondo duvidas sobre o paradeiro dos restos mortais  de Savimbi.


- Em reunião, ao tempo do órgão  bilateral de consulta entre  Governo e a UNITA, o então Ministro Higino Carneiro chegou a condicionar aos seus interlocutores que dessem por encerrado o pedido de exumação do corpo de Savimbi em favor de pendentes de resoluções do memorando de paz.


De referir que no Moxico/ Luena, a campa do malogrado líder do movimento do “Galo Negro” é alvo de veneração constante. Tem sido palco de atração de turistas (que saem das outras províncias).  O cemitério encontra-se em estado de conservação imprópria e corre a fama que os coveiros cobram certa taxa a quem desejar visitar a campa de Jonas Savimbi.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Anja Epuinga 01-03-2010 18:39 #40
a historia de Angola e uma unica, nao devemos dar um outro rumo a mesma, a verdade e primodial, finalmente querermos ou nao, devemos respeitar a realidade de que o Dr.Jonas Malheiro Savimbi faz parte deste senario politico por isto onde estao os restos mortais do Dr.Jonas Malheiro Savimbo? Entreguem aos familiares mais proximos para o repouzo eternal nas terras do ""Bie"". Muitos detestavam o comandante CHE GUEVARA principalmente na sua terra natal " Argentina", mas o governo de CUBA consegui transbordar seus restos mortais da Bolivia para CUBA onde esta enterrado, depois de 25 anos ja morto. Moxico deve continuar a ser um lugar sagrado ou simbolico po`rque o comandate MBIMBI feichou o seu livro, mas o socego eternal e Bie. obrigada pela atencao :-):cry::cry:;- ):cry:
0 Papi 01-03-2010 13:03 #39
Este e o erro que os Angolanos tem. Quem e que vos disse que este meio e para se insultar. 1o - o Senhor nao conheceu quem e o Dr. Savimbi.
2o Nao se pode falar mal dos mortos.
3o quando e declarada a guerra e preciso assumir todas as consequencias, dizia o Presidente Ted Roosevelt dos EUA na 2a guerra mundial.
A perguntra que dou ao senhor e a seguinte: o senhor sabe que os FAPLA depois as FAA nesta guerra so destribuiam rebucados? Porque so assim e que podemos condenar alguem. 1975, quem ruou os outros das cidades? Nao me diga que e a UNITA e a FNLA? 1992, quem mandou cercar a casa do DR. Savimbi foram as FALA? O Franca Ndalu que salvou o Dr. Savimbi e da UNITA? O fez porque? 1998, em dezembro quem declarou as tres opcoes para o Dr. Savimbi? Oh meu ser. Foi Jose Eduardo dos Santos. Quem ja esteve ao lado ou viu o Dr. Savimbi nunca iria falar uma betize desta maneira. Se hoje tens a liberdade de falares como queres, saiba que e graca o Dr. Savimbi que trouxe a DEMOCRACIA aqui em ANGOLA. Porque e que nao falas o massacre de 1992? O massacre de 1977. A UNITA nunca matou sumariamente estes numeros que aconteceram nestes anos. A UNITA atacava as areas que o MPLA controlava. Se eles nao o faz entao estao condenados a morrer. Se for a vir em tua casa para te fazer o mal nao me diga que vaz aceitar de bandeja! Vas te defender. E o que a UNITA fez. 1o o ANGOLANO, 2o o ANGOLANO, 3o, 4o o ANGOLANO ele era certo de dizer e defender este Angolano. Ves a ivasao que estamos a ter da Asia, do Brazil, e d outros pontos do planete. Estas satisfeito? Se estas e porque estas a comer com a classe do JES. O Dr. Savimbi morreu pobre, porque metia tudo ao dispor do povo. O JES o que e que esta a fazer?

A historia dira um dia a verdade.

Todos temos saudades do Dr.

Agora pensemos como sairmos desta gaiola de JES.
0 Papi 01-03-2010 06:19 #38
Para os meus parentes que esta ideia de termos informacoes sobre o paradeiro dos restos mortais do Pai, e melhor submetermos a ONU no departamento dos direitos humanos e em diversas embaixada para fazerem pressao a este estrangeiro JES. Nos somos Africanos e e preciso que as geracoes vindouras conhecam onde repousa os seus ante-queridos. Perguntem os restos mortais dos Pais do Sr. JES onde ele os tem.

Para bem dizer ele tem que pagar, porque e o Corpo do mano Salupeto e do M/V nunca vao mostrar ele usou para fortalecer o seu poder feticeiro.

A hora esta a chegar.
0 AMBOIVA 01-03-2010 05:29 #37
PARA O GRANDE " VIJU"

VIJU, que neste caso se refere a um nome, e’ um termo que em nossa boa linguagem de massas e’ sinonimo de ser ESPERTO o que ja’ e’ muito bom. Mas nem sempre a Esperteza e’ suficiente, para vislumbrar e interpretar os acontecimentos que directa ou indiretamente nos podem afectar. Ai’ a INTELIGENCIA mostra a sua importancia.

A ESPERTEZA em muitos casos nos leva interpretar os fenomenos Sociais e a resolver os problemas a eles inerentes de forma momentanea, leviana. Aquilo que agente chama REMEDIAR.

A INTELIGENCIA procura saber;
- As CAUSAS,
- Interpretar as CONSEQUENCIAS,
- Tracar as vias menos onerosas possiveis para atenuar e ou resolver o PROBLEMA,
- Encontrar medidas preventivas para a minimizacao do impacto, no caso de o fenomeno
se voltar a Verificar.

E’ assim que muitas vezes eu procuro orientar-me em Debates como estes. So’ assim e’ que o cidadao se torna capaz e consegue diferenciar, Propaganda Socialmente Util, Propaganda Enganosa (que em muitos casos nos transformam em PRISIONEIROS DE CONSCIENCIA) e a Realidade dos Factos.

Em momento algum nos meus comentarios eu disse que Savimbi nao era Assassino.

Dizes que a UNITA atacou e isolou o Sumbe. Claro fez isso e eu sei. Mataram pessoas no Sumbe, na Canjala, aqui e acola e por isso, sao Assassinos, condeno e ate’ ai estamos de acordo.

Mas ja’ te perguntastes porque e’ que foi proibida a venda do livro sobre o 27 de Maio em Benguela e noutras paragens do Pais? Onde se estimam terem morrido 40.000 pessoas em apenas 3 anos …. E nao foi a UNITA que matou essa gente…..

Ora na Analise do fenomeno “Guerra de Angola” e’ erro pegar em actos isolados com propaganda a mistura e condenar sem saber as causas. E’ preciso cabeca fria, dispartidarizar as mentes, por as paixonites de lado……..

O ataque ao Sumbe, tal como outros ataques, aqui e acola de foram consequencias de uma cadeia de Eventos de que eu, voce, todos os Angolanos fomos vitimas, tais como:

-A GUERRA FRIA ( a disputa entre as superpotencias).
-A FORMA COMO PORTUGAL CEDEU A INDPENDENCIA DE ANGOLA
-A AMBICAO DE AGOSTINHO NETO, EM CONTROLAR SOZINHO O QUE
E’ DE TODOS. ( VIJU, o teu Pai deixa uma boa heranca para a qual voces, como irmaos, todos deram cabedal e um tenta se apoderar de tudo, como reagirias? )

E mesmos erros continuam a se repetir nos nossos dias. So nao ve quem nao quer.
0 Bangura 01-03-2010 03:20 #36
Acho que se Zedu fosse Homem teria aceite uma convivencia harmoniosa com ele, mas como se borava sempre que o visse, preferiu covardemente mandar assassina-lo, para nao ter que o enfrentar no campo politico e ou fisico.

Eu nem imagino se Zedu sobreviveria a um Pugilato de so 3 rounds com este General Mangole da Souche.;-);-);- );-)
0 Loth 01-03-2010 02:28 #35
É triste mais um angolano extremista, confudem partido e club, politica e desporto, ser adepto e ser militante de um partido. Mais aceito suas criticas somos livre de expressar aquilo vem na nossa mente.
0 Leiam todos 28-02-2010 16:53 #34
Savimbi ja deveria saber que iria acabar assim,agora voces que lhe chamam de Heroi devemser doidos varridos .
Seus Kwachas#
sAVIMBI NAO FAZ FALTA A NINGUEM .
0 Viju 27-02-2010 06:41 #33
Se e' que vives mesmo no Sumbe deves te recordar o tempo que ficaram isolados dos outros municipios tudo por culpa do teu Pai Savimbi.
So nao morreram de fome gracas a Accao Agraria Alema. Bastou o assassino morrer a paz Chegou...e hoje ja tem comida de Benguela Gabela e outros lugares. Como a memoria do preto e' curta...
0 Ao Loth 26-02-2010 16:17 #32
e chamo te de cao novamente,pois tens mente savimbista
0 AMBOIVA 26-02-2010 12:21 #31
DE FACTO, " A DEUS TODAS E AS MAIORES HONRAS E GLORIAS".

Mas antes de entrarmos em polemicas, liberte a sua consciencia, para deixares de ver os ASSASSINATOS de uns como CRIMES e os ASSASSINATOS de outros como VIRTUDES. AMBOS CEIFARAM VIDAS HUMANAS. Se conseguires me provar a dupla NETO/JES so' mataram formigas, entao tens toda a razao.


Se IDIOTICE valesse dinheiro alguns como tu, seriam multimilionario s.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL