Luanda - Comemora-se hoje, 14 de Fevereiro, em vários países do o Mundo, o Dia de São Valentim, conhecido como Dia dos Namorados.
 

Fonte: Angop


A efeméride tem a sua origem num acontecimento ocorrido na segunda metade do século III, na cidade de Terni, a 75 quilómetros de Roma.


O Império Romano, governado na altura por Claudius II, estava envolvido em diversas campanhas militares consideradas demasiadas sangrentas, o que levou a dificuldades na recruta de novos soldados para as legiões romanas.
 

Os homens do império não queriam se alistar no exército porque tinham as suas mulheres e seus filhos, pois recusavam separar-se deles.

 

Para resolver este problema, o imperador ordenou e decretou que os jovens fossem proibidos de acasalar ou casar.


 
Contrariando essa determinação, Valentim, bispo de Terni, continuou efectuar casamentos de jovens apaixonados. Ele era da opinião que o homem não tinha direito de separar tão belos sentimentos: o AMOR.

 
Contudo, quando o imperador tomou conhecimento da celebração dessas cerimónias ordenou a decapitação do bispo Valentim, facto que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270. Em 498, o Papa Gelasius canonizou-o, pela sua abnegação em prol da fé e do amor.
 

Durante a Idade Média, Valentim foi um dos santos mais populares na Inglaterra e na França. Vários países adoptaram este dia como feriado. É o caso da Inglaterra desde o século VII e dos Estados Unidos desde 1700.
 

Mas na história da Igreja Católica há referência a dois S. Valentim. Estes têm em comum o facto de terem sido mártires nas mãos de pagãos. O outro, em meados do Século II d.C., recusou-se a abdicar da fé cristã que professava, tendo por isso sido preso pelos romanos; reza a história que as crianças lhe escreviam missivas de amor e atiravam-nas para a janela da sua cela.
 

No mundo, existem diferentes formas de celebrar este dia. Por exemplo, em Angola o evento é celebrado com grande expectativa, sobretudo no seio daqueles que amam, constituindo uma ocasião especial para um relacionamento de convivência, marcado pelo significado das ofertas como flores, chocolates, cartões postais, peluches, abraços e juras de amor.
 

Neste dia, o importante é demonstrar o quanto se quer alguém (...) mostrar mais uma vez o que se sente e, acima de tudo, fazer com que esse alguém se sinta muito especial.
 

Na Itália é habitual reunirem-se à volta de um banquete e celebrar o amor e a amizade. Na Inglaterra, as crianças recebem doces dos pais e é tradição beijar seis pessoas antes da meia-noite, para obter felicidade na vida amorosa.


Na Dinamarca, o presente mais famoso são as flores prensadas, designadas por flocos de neve.
 

Nesta data, toda a manifestação de carinho e apreço contribui para cristalizar o amor, a paz e a amizade profunda entre namorados mas também entre amigos.