Lisboa – A equipa de jornalistas e paginadores que formam o Semanário “A Capital”  planeia demitir-se em bloco caso a  MEDIVISION SA, a empresa detentora da publicação volte a proceder com praticas de censuras e interferência nos textos dos profissionais conforme aconteceu com a edição do dia 4 de Fevereiro, por trazer textos considerados como críticos ao Presidente José Eduardo dos Santos.


Fonte: Club-k.net

Profissionais estabeleceram  ultimato

Ao  se efetivar  a demissão em bloco, os  profissionais  deverão mudar-se para o Jornal “Angolense”,  onde  perspectivam  inovar  o projecto daquela publicação que passara igualmente pela injecção de capitais. A demissão deveria acontecer logo após a ultima censura tendo sido protelada por influencia do Director da  publicação, Tandala Francisco que terá pedido aos seus colegas para que dessem  uma outra oportunidade.

 

Desde que passou a ter como dono  MEDIVISION AS, o Semanário “ACapital” passou a enfrentar censuras por parte dos administradores.   Em Outubro do ano passado foram censurados um texto do jornalista Mario Paiva e uma entrevista do economista Vicente Pinto de Andrade que reagia ao discurso do estado da nação do Presidente da República.


A censura é feita pelo habito que os responsáveis da  MEDIVISION AS  procedem em avaliar os textos antes de seguirem para gráfica.  Embora a MEDIVISION SA, seja  apresentada como uma empresa conotada aos interesses do general “Kopelipa”, dão  rosto por ela,  dois elementos identificados por “Senhor Pinheiro” e “Doutor Celso”. Por sua vez ambos são representados juntos a   redação  do Jornal por duas funcionarias administrativas, Marcela Costa e Irene.


Desde que passou a ter novos donos, a reprodução do Semanário ACapital passou a ser feita na  Damer Gráfica SA,  propriedade do Grupo Media Nova,  pertencente ao trio presidencial (Manuel Vicente, “Kopelipa” e Leopoldino do Nascimento).