Lubango - Em 2010 as autoridades angolanas na cidade do Lubango retiraram dezenas de famílias das margens do rio Mukufi. Habitações foram demolidas numa acção que causou grande controvérsia. Pois agora o governo do Lubango tem planos para a reconstrução da área.


Fonte: VOA


O projecto lançado pelo governador da Huíla, Isaac dos Anjos, está avaliado em mais de 80 milhões de Kwanzas, compreende 18 quilómetros e prevê a construção de vias rodoviárias, passeios e áreas de lazer.


A primeira fase da requalificação do troço de pouco mais de 1 quilómetro liga a Praça João Paulo II aos Laureanos.


O coordenador de obras da empresa Andrade Gutierrez, encarregue pela empreitada, promete entrega e trabalho para a conclusão da obra nos prazos previstos: “ Vamos fazer o nosso melhor com dedicação e trabalho para que no fim tenhamos orgulho daquilo que vai ser realizado”


Para o especialista em ambiente e ordenamento do território, Silvano Levy, a obra responde a questões de fórum ambiental;


“ Ambientalmente ela satisfaz-nos porque vai contribuir para o melhoramento paisagístico da área e vai dar mais um pico na criação de zonas verdes no meio urbano e isso vai participar na oferta do ar puro ao cidadão”.

 

O governador da Huíla, Isaac dos Anjos, esclarece que o projecto reflecte a ligação que se pretende estabelecer entre a cidade velha e as chamadas novas centralidades:


“ Como precisamos de fazer a ligação da cidade velha com as novas centralidades nomeadamente a centralidade da Quilemba e a centralidade da Eiwa, ao atingirmos a zona do Mutundo, precisávamos de encontrar as zonas em que com uma menor intervenção e menor custo social em termos de demolições podíamos atingir e conectar as novas urbanizações com a cidade velha”.

 

Lembrar que foi nas bermas do rio Mukufi onde em 2010 haviam sido retiradas dezenas de famílias alegadamente por razões de segurança, antecedidas de polémicas demolições de casas.