O diabo vai ficar contente depois de uma sessão lá nas entranhas da Múxima, onde até hoje as almas de milhões   ou milhares de africanos deambulam insistentemente  em não querer ir para as Américas como escravos. Quem sabe, entre essa multidão de entidades divinas está a alma dos dois milhões de  angolanos que não conseguiram livrar-se  das  garras sangrentas dos homens do Galo Negro.  

Soltem  o corpo de Samakuva! Deve existir um bom curandeiro nesse nosso país que executaria, com boa precisão e rogações divinas, em nome e da graça do povo angolano tal empreitada. Soltem o corpo de Samakuva, porque ele precisa ser liberado das trevas do inferno. Samakuva precisa ir a Múxima, antes  mesmos de declarar o embargo das eleições. Não sabia que  Samakuva já se transformou em autoridade competente para desfilar esse tipo de proposta, a não ser que a proposta é mais um desses atos de cegueira   vinda do inferno, possivelmente da Jamba.

Quem disse que as coisas devem ser feitas como Samakuva quer? Quem é que escreveu do Inferno, da Terra ou dos Céus, que agora quem dita às regras é o Senhor Samakuva? <<Ousadia>>, maluquices, alienações  e todas as  formas de aberrações que possam contrariar o bom andamento do processo eleitoral  é atributo desse tipo de políticos inspirados pelos ensinamento do mais velho Jonas: <<dificultar tudo quanto for necessário, se eu e o meu grupo estivermos em desvantagens>>.

Antes  a  estratégia consistia em desvirtuar a realidade criando todo tipo de suspeitas de uma suposta fraude anunciada ( pela turma dos perdedores) e já cometida pelas autoridades. Ou seja, ir preparando o terreno com mentiras e falácias para  que  num futuro breve,  agora, a própria realidade e fatos sejam  rejeitadas, como produto do excremento de mentiras que se inventou no passado. A  realidade  e os verdadeiros fatos que ninguém pode contrariar é que: o MPLA tem condições de ganhar até por maioria. E a mentira inventada e descabida, todas as formas de mentiras possíveis que foram inventadas tinha  três objetivos: descaracterizar o processo eleitoral, criar a idéia de que a fraude eleitoral já começou mesmo no período da campanha eleitoral, e que um possível resultado eleitoral onde o partido no poder saia favorecido já deve ser visto como uma fraude.

Essa é a prova de que o savimbismo continua sendo a ideologia e a política aderida pelos dirigentes do Galo Negro. Características precisas dessa ideologia e política? É o anarquismo, que agora tem sua maior expressão na pessoa de Isaías N´gola Samakuva; a irracionalidade, que igualmente reflete os seus discursos, por certo, assustadores, incoerentes e dissonantes.

O homem não consegue evoluir, não consegue entender que tudo deve ser feito seguindo-se as regras, entre elas as leis estabelecidas. O  homem acha, ainda, que as coisas devem ser feitas para satisfazer suas pretensões e do grupelho de fanáticos que ele dirige.

A dança <<do eu já sabia>>  e  o revolvimento de falhas, onde até não existem falhas, começou. Mas também pode ser desmascarado claramente. Ninguém é tão inepto assim para  não chegarmos a conclusão que a UNITA, agora de Isaías Samakuva, especializou-se em tudo, até mesmo em fazer tormentas em copo de água.

Os bons costumes, e entre gente civilizada, dizem que: é o Tribunal Constitucional  e a CNE (Conselho Nacional Eleitoral) que têm e devem tomar as decisões. Desde quando é que Samakuva já se transformou em juiz? Era assim na Jamba, qualquer um dava palpite nos destinos dos outros, principalmente quando esses já estavam condenados à inquisição?   Que democracia o Senhor Samakuva e o grupo que dirige, agora correndo o risco de se transformar num partideco, -ironia do destino- quer construir em Angola quando o  que  têm sempre em mente é de passar por em cima das instituições e das leis?

Nelo  de Carvalho,
Fonte: WWW.a-patria.net