Luanda – Faleceu sábado último,  na Bélgica, Azevedo de Oliveira Kanganji, aos 51 anos de idade, o  antigo representante da UNITA, junto a União Européia   ao tempo de Jonas Savimbi. O malogrado padecia de um cancro nos pulmões tendo se transferido nos últimos meses para a capital da Bélgica.


Fonte: Club-k.net


Azevedo KanganjeOs seus restos mortais devem chegar a Luanda, na próxima Quinta-Feira tento para o efeito a UNITA  despachado  uma delegação composta para Adalberto da Costa Junior para ultimar a transladação do corpo. Faz parte do grupo, Demosthenes Chilingutila ido de Lisboa e “Dick” Samakuva proveniente de Espanha, onde vive.


Formado em engenharia mecânica na Costa do Marfim, o  “Eng° Kanganji” como era tratado fez parte do primeiro grupo de deputados eleitos pela UNITA em 1992. Na seqüência dos confrontos armados de 1992 ficou retido em Luanda tendo  dias depois integrado a delegação de reféns que mantiveram contactos com o governo angolano. Depois passou a integrar a missão externa da UNITA  tendo Bruxelas como sua base de acção. 


Com o surgimento da paz em Angola, o mesmo  regressou  ao país  para depois se ocupar da pasta dos assuntos eleitorais do seu partido. Foi rendido por Domingos Malukas. Em finais de 2011, regressou a Bruxelas e previa estar de volta a Angola em Novembro.