Rio de Janeiro - Os cidadãos angolanos que vivem ou estudam no Brasil vão ser distinguidos pela embaixada com o “Prémio Talento”, disse sábado o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme.
 

Fonte: Angop


É necessário que cada angolano paute a sua conduta observando sempre a obrigação moral de representatividade do seu país, pelo que o bom-nome de Angola deve ser sempre preservado, disse Nelson Cosme quando intervinha num encontro com a comunidade angolana residente no Rio de Janeiro.
 


Revelou que se está a trabalhar no sentido de se materializar, no Brasil, a orientação do Executivo de emissão de passaportes no exterior do país, no quadro da resolução de questões migratórias e consulares que afectam os cidadãos angolanos na diáspora.
 


Sobre esse assunto, explicou aos presentes os resultados das discussões a que chegaram as delegações de Angola e do Brasil reunidas no final de Janeiro, que decidiram criar um mecanismo permanente de consultas para dar solução aos diversos problemas que surgem no domínio consular e migratório entre os dois países, particularmente para o caso angolano, a questão da assistência consular aos seus cidadãos retidos nos aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo e nas prisões brasileiras e a questão dos vistos de estudante, entre outras.
 


O encontro com a comunidade angolana serviu, igualmente, para o embaixador de Angola esclarecer os presentes sobre a importância do registo eleitoral e a sua actualização.
 


Participaram do encontro o cônsul geral de Angola no Rio de Janeiro, Manuel Gomes, diplomatas, o representante da TAAG e outros responsáveis do consulado.