Luanda - O primeiro secretário nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova, solicitou quinta-feira à direcção do Ministério da Juventude e Desporto para incrementar maior dinamismo e intensidade nos trabalhos, de modo a responder com os apelos do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, mormente ao diálogo juvenil e à resolução dos problemas desta franja da sociedade angolana.


Fonte: Angop

 
“Temos a responsabilidade como organização juvenil do MPLA de defender os posicionamentos públicos do nosso líder. Dai que gostaríamos com a maior franqueza transmitir e solicitar ao ministro Gonçalves Muandumba e toda a equipa que haja maior dinamismo, intensidade do trabalho para que respondamos todos o apelo que o nosso líder fez e continuemos a demonstrar a essa juventude que o MPLA é aquele que tem o melhor programa para desenvolver Angola”, afirmou.

 
Sérgio Luther Rescova, que se encontra de 20 a 25 do corrente a orientar os trabalhos da 10ª edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários (Canfeu) em curso na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, dirigia-se ao ministro angolano da Juventude e Desporto, Gonçalves Muandumba, no final do colóquio sobre as políticas do Executivo para a juventude.

 
Reafirmou a plena disponibilidade da organização juvenil do MPLA trabalhar com o Ministério da Juventude e Desporto para que os problemas da juventude possam conhecer um abrandamento paulatino nos próximos tempos.

 
“Neste fórum temos jovens que estão a frequentar o ensino superior e outros que já concluíram, mas de certeza que os problemas da juventude ultrapassam o ensino superior. Mas, a medida que vamos dando formação nestes jovens, vão despertando um espírito crítico e analítico”, explicou.
 

Pediu que ao nível dos representantes dos ministérios nas localidades possam ter um sentido de assumpção de responsabilidades, de modo a resolverem e informarem as pessoas sobre alguns projectos em curso.
 

“Uma das preocupações que nos tem chegado permanentemente é algum deficit de partilha de informação ao nível das localidades sobre os projectos que são anunciados, iniciados e que as vezes conhecem um abrandamento, por razões diversas, na sua implementação”, referiu.
 

Segundo o responsável, outra preocupação tem haver com a necessidade de dinamizar ainda mais os trabalhos das organizações juvenis no geral.
 

“Nos interessa que para além da JMPLA, outras organizações juvenis possam ter um funcionamento mais regular, porquanto se a JMPLA não poder estar em um dado momento numa determinada área para resolver os problemas dos jovens, outra organização o poderá fazer”, enfatizou.

 
Frisou que há algumas organizações que têm estado bastante intensas no seu trabalho, mas que deparam-se com falta de acompanhamento, de apoio inicial.
 

“Esse trabalho de dinamização das associações juvenis penso que deverá ser uma tónica predominante nas políticas do ministério para o futuro”, disse o primeiro secretário nacional da JMPLA, para quem tem de se ver primeiro quais são as associações juvenis que realmente trabalham no dia a dia.
 

O Canfeu é um espaço de unidade, reflexão, trabalho, recreação, desporto e cultura que reúne a juventude de todo o país para proporcionar uma ampla troca de experiência e intercâmbio inter-provincial, bem como oportunidade de conhecer várias parcelas do território nacional, de modo a construir uma consciência positiva que promova o empenho individual de todos nas tarefas que visam o desenvolvimento harmonioso de Angola.

 
A iniciativa já foi promovida nas províncias do Huambo (2003), Huíla (2004), Kwanza Sul (2005), Cabinda (2006), Benguela (2007), Kwanza Norte (2008), Bié (2009), Uíge (2010) e Kuando Kubango (2011).
 

Nesta edição, abordam-se temas como “reconstrução nacional e desenvolvimento em curso na região leste do país, em particular na província da Lunda Sul", "Estado actual do ensino superior em Angola e perspectivas do sector", "Resgate dos valores morais e cívicos da juventude" e "Delinquência juvenil e a violência doméstica ou familiar".