Huambo - A província do Huambo vai contar, a partir de Março deste ano, com mais uma instituição privada de ensino superior, cuja entrada em funcionamento permitirá reduzir o número de alunos com ensino médio concluído, que anualmente fica sem estudar por escassez de vagas.
 

Fonte: Angop

 
Trata-se do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente que, de acordo com o seu chefe de secretaria, Damião Pakissi, em declarações hoje, segunda-feira, à Angop, irá ministrar cursos de licenciatura em Direito, Ciências Políticas e Relações Internacionais, Economia, História, Enfermagem, Informática de Gestão, Contabilidade e Finanças.
 
 
Informou que a instituição possui infra-estruturas próprias (dez salas de aula e dois anfiteatros para conferências) e neste primeiro ano de funcionamento prevê matricular 1.200 estudantes em três turnos (manhã, tarde e noite).
 
 
Damião Pakissi disse que as matrículas decorrem desde o dia 15 deste mês e terminam na quarta-feira, tendo realçado que os cursos de Direito e Enfermagem são os que registam maior procura por parte da população discente.
 
 
Quanto aos docentes que vão leccionar aulas no Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, localizado na parte baixa da cidade do Huambo, o chefe de secretaria da instituição fez saber que actualmente está em curso o processo de selecção de candidatos nacionais e garantiu terem recrutado já alguns professores no estrangeiro a fim de reforçarem o corpo docente.
 
 
Disse ser missão desta instituição formar quadros de nível superior, promover desenvolvimento das competências humanas, através do fornecimento de ensino de qualidade científica, fundamentado em valores de humanidade e responsabilidade individual.
 
 
A província do Huambo, antigo centro académico do país, conta actualmente com o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), as faculdades de Medicina, de Ciências Agrárias, de Direito, Economia, Medicina Veterinária e o Instituto Superior Politécnico, todas elas públicas, além do Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias - Ekuikui II (ISUPE), instituição privada.