Luanda -  A Embaixada dos Estados Unidos da América, através de um comunicado enviado ao Club-K,  anuncia a visita a Angola da Subsecretária de Estado para os Assuntos Políticos, Wendy Sherman, nos dias 5 e 6 de Março.


Fonte: Club-k.net


Esta é a segunda visita a Angola de um Subsecretário de Estado para os Assuntos Políticos dos EUA depois da visita de William Burns em 2010.  Nesta sua primeira visita a África, a Sra. Wendy Sherman a Africa,  para além de Angola, vai fazer uma périplo por Nigéria, Zâmbia, Malawi, Moçambique e Quénia.  Nesta deslocação, a Sub-Secretária vai fazer-se acompanhar pelo Secretário de Estado Assistente Adjunto, Reuben Brigety, e pelo Embaixador Carlos Pascual, Enviado Especial e Coordenador para os Assuntos Internacionais de  Energia dos EUA. 


A visita da Subsecretaria Sherman tem como principal objectivo o reforço da parceria estratégica entre os dois países. Angola é um dos três países da África Sub-Sahariana com quem os Estados Unidos têm uma parceria estratégica.  Vai tratar tambem de assuntos de interesses mútuo, como seguranca energética, comércio  e investimento, assim como de cooperação regional.

 
No decurso da sua visita a Subsecretária Wendy Sherman prevê encontros com altas entidades do Executivo Angolano, com quem abordará o actual estado das relações bilaterais a todos os níveis, ao abrigo do diálogo de parceria estratégica, que permite aos nossos dois países encontrar mecanismos para a solução de problemas que possam surgir.


Estão igualmente previstos encontros com representantes da sociedade civil e de partidos políticos para ter uma apreciação sobre o processo de democratização e da preparação das próximas eleições.  A Sra. Wendy Sherman vai reunir-se ainda com líderes empresariais Americanos que operam em Angola, com vista a apoiar os seus esforços de Expansão de comércio e investimento entre os Estados Unidos e Angola.

 

Biografia


Wendy R. Sherman

Sub-Secretária de Estado
ASSUNTOS POLÍTICOS
Data de nomeação: 09/21/2011 até a presente data

A Embaixadora Wendy R. Sherman tomou posse como Sub-Secretária de Estado para os Assuntos Políticos, no dia 21 de Setembro de 2011.


Antes de assumir este cargo, a Sub-Secretária Sherman trabalhou como Vice Presidente do Grupo  Albright Stonebridge, uma firma de estratégia global, bem como membro do Comité de Investimento da Gestão da Albright Capital, uma firma de consultoria de investimento especializada em mercados emergentes.


A Embaixadora Sherman serviu como conselheira  do Departamento de Estado no período de 1997 a 2001, bem como Conselheira Especial  do Presidente Clinton e Coordenadora de Política sobre a Coreia do Norte. Entre 1993 e 1996, sob liderança do Secretário de Estado Warren Christopher, ela desempenhou o cargo de Secretária de Estado Assistente para os Assuntos Legislativos.


A Embaixadora Sherman funcionou  como Presidente do Conselho de Directores da Oxfam América. Ela trabalhou de igual modo no Conselho de Política de Defesa do Departamento de Defesa, um grupo incumbido de providenciar ao Secretário de Defesa conselhos independentes e informados, assim como opiniões em relação a assuntos de defesa.


Em 2008, a Embaixadora Sherman foi indicada pela liderança do Congresso para trabalhar na Comissão sobre Prevenção e Proliferação de Armas de Destruição Massiva e Terrorismo.


A Embaixadora Sherman frequentou a faculdade Smith, de onde obteve o grau de Licenciatura (B.A.) cum laude da Universidade de  Boston e o Grau de Mestre  em Trabalho Social, Phi Kappa Phi, da Universidade de Maryland.