A carregar...

SINSE informado sobre plano de linchamento contra alto dirigente da UNITA

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Lisboa – A delegação provincial  do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado, no Huambo, na pessoa do seu titular,   foi alertada, esta semana,  sobre um alegado plano que  implicaria o linchamento, do Secretario Provincial da UNITA, nesta província, Liberty Chiaka.


Fonte: Club-k.net

Disputas políticas no Huambo tornam-se alarmantes

O plano, conforme informação  chegada  ao SINSE  seria  orquestrado, por um responsável do MPLA na comuna do Mimbe, Justino Kanjila movido do efeito do um clima de  disputas  políticas que se registram no interior da província. Para o efeito, Justino Kanjila é apresentado como tendo recrutado, na aldeia de Kafuanga,  cerca  de 50 militantes  do seu partido que tinham a seu dispor duas armas do tipo AKM e uma pistola pertencente a um membro identificado por Casimiro Kassoma, que é responsável  da Educação na Ombala de Kapoko e residente na aldeia de São Paulo.

 

A emboscada teria lugar por ocasião da anunciada  deslocação de Liberty  Chiaka ao interior da província concretamente na comuna do Lunji, Bimbe, Município do Bailundo  após ter passado pelo município do Mungo.


Paralelamente, o  Secretario  comunal da UNITA no Bimbe, Adelino  Chilingo, remeteu na  manhã, do dia 29 Fev 2012, um documento junto à esquadra da  Polícia Nacional naquela  comuna denunciando o referido plano. Tomou, em primeira mão,  conhecimento do assunto o segundo comandante provincial da policia no Huambo.


As disputas políticas que resultam em agressão entre o MPLA e a UNITA no Huambo, agravou-se nas ultimas semanas depois de 206 antigos membros do partido do poder naquela região terem aderido ao “Galo Negro”, dentre os quais 171 apresentaram os respectivos cartões de membro.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 NEUTRO 03-03-2012 21:34 #39
O TRIBUNAL É COMPETENTE,AS PARTES SÃO LEGITIMAS E O PROCESSO É PRÓPRIO,NADA OBSTA O CONHECIMENTO DO MÉRITO.
RECEBIDA E ANALIZADA A DENÚNCIA, NÃO ENFERMA QUALQUER VICIO E O PROCESSO FOI BEM ESTRUTURADO E INSTRUIDO NA BASE DE LEI EM VIGOR NA REPÚBLICA DE ANGOLA.
OUVIDAS AS DECLARAÇÕES DAS PARTES INTERVENIENTES E DEPOIMENTOS DOS DECLARANTES NO PROCESSO,DECIDE -SE O SEGUINTE:
1º - O PIOVO TEM RAZÃO E TEM A LEGITIMIDADE E DIREITO DE ESCOLHER O PARTIDO QUE MELHOR REPRESENTA E DEFENDE OS SEUS INTERESSE FUNDAMENTAIS.
2º - NA TEORIA GERAL,LEGAL E OS PRINCIPIOS PROGMÁTICOS DO ESTADO DIZ-NOS QUE O ELEMENTO NOVO SUBSTITUI O ELEMENTO VELHO SIC.
3º - O FENÓMENO QUANDO SE CRIA,CRESCE E DESENVOLVE,ATIN GE O ÁUGE E MINA AS SUAS BASES E DESABA.É A ENVOLUÇÃO SOCIAL DAS COISAS,DOS ACONTECIMENTOS E TRANSFORMAÇÃO DAS SOCIEDADES EM DESENVOLVIMENTO SOCIO - DEMOCRATICA.

VISTO E PONDERADO:
EM NOME DO POVO ANGOLANO O TRIBUNAL DECIDE QUE OS CIDADÃO SÃO LIVRES DE CONCIENCIA,DE PENSAR, DE DECIDIR DE FAZER,POR ISSO E POR FORÇA MAIOR DAS CIRCUNSTÂNCIAS INDOMAVEIS,DEVE ABANDONAR O MPLA E ADERIREM EM MASSA A UNITA SEM MAIS FORMALIDADES PLENAS.
O JUIZ DE CAUSA O ESCRIVÃO

NGABIXILA NGUAMI MAKA
0 jjack hunter 02-03-2012 23:10 #38
O MPLA ESTA NO FIM. SO RESTA ELES COMECAR A FUGIR. AI DO ZEDU
0 Comandante X 02-03-2012 16:24 #37
Já existe um angolano inteligente, firme e decidido capaz de liderar a luta contra a diutadura e vence-la.

É um homem bom, humanista, com a capacidade para orientar o país para um desenvolvimento humano que vai fazer de cada angolano o principal agente do seu desenvolvimento e do país.

Os mais pobres e mais exclouídos da sociedade angolana pelo regime ditatorial de José Eduardo dos Santos terão nesse homem a garantia de passarem da posição dos últimos em que estão hoje á posição dos primeiros amanhã quando a ditadura for retirada da nossa vida.
0 dani 02-03-2012 14:47 #36
EM nome de jesus cristo eu creio na governação da unita. senhor meu deus e meu pai a bençoi angola e aunita dos angolano, viva unita de angolanos
0 carolina 02-03-2012 13:46 #35
entao o Ministro do Interior esta mais preocupado em enriquecer dentro do ministerio e o grande culpado é o presidente Jose eduardo dos santos porque o ministerio esta melhor com o general Ngongo este so quer saber de dinheiro e nao dá condiçoes aos tecnicos superiores todos vivem de renda e com carros proprios a ganharem 100 kwanzas e ele e a sua turma do SINFO ESTAO A TOMAR CONTA DE TODO OS CONTRATOS DO Ministerio.
0 NDUNGUYONGA 02-03-2012 13:44 #34
Eu não pertenço a nenhuma formação política, surjo com intuito de alertar aos meus concidadãos que já não queremos derramamento de sangue.O nosso passado recente mostrou-nos com páginas tristes e sem descrição possível, havendo até aos dias de hoje, irmãos que são dados de desaparecidos por causa das perseguições políticas,ou seja, por fanatismo político.Aos angolanos aconselho a serem ponderados, evitar que políticos paraquedistas nos insinuem a nos atacarmos mutuamente, em troca de algumas garrafas de vinho tinto,adquirida s com o nosso próprio dinheiro,proven iente dos recursos naturais que o CRIADOR concedeu à nossa terra, Angola.O problema residente no facto daqueles que não sendo angolanos, ou mesmo sendo, fazem tudo para nos dividirem, pelo simples motivo de não aderirmos a formação política A ou B, e atingirem suas realizações pessoais.
0 Savaty 02-03-2012 13:38 #33
7) Chegou pela 2ª vez a Luanda em 2002 c/a morte de Jonas tendo derrotado outro jovem e colega seu (Adalberto katchiungo Bravo da Costa) p/a liderança da JURA;
8) Fala fluentemente Inglês, Francês, Português, Umbundu, Nganguela, Tchókwe e não admira na geração dele vir a liderar a Unita e concorrer a liderança do País;
9) É muito educado e equilibrado, mas é de facto um adversário difícil p/qualquer concorrente do Mpla porque Liberty tem escola e social sólidas;
10) Isaias está exactamente a ensair o que Jonas fez com a geração que actualmente dirige quando c/menos de 20 anos ou pouco mais os colocou a liderar diplomacia, militares e na política. Só por isso está aí Liberty, Mumbika, Nfuka e outros tantos
0 Savaty 02-03-2012 13:27 #32
1) Liberty Marlin de Dirceu Samuel Tchiyaka é neste momento uma das principais figuras da Unita na conquista de votos; 2) Este jovem que nasceu no Uíge e naturalizado no Huambo é a imagem da formação integral da nova leva de quadros da Unita por ter percorrrido todas as áreas de formação desta organização; 3) Filho de um alto oficial das FAA, cedo foi p/as matas c/sua mãe; 4) Uma das pessoas que o criou como filho é Isaias Samakuva, por ser sobrinho de sua esposa; 5) Foi dos melhores alunos formados no Liceu Nacional da Jamba, dirigiu o jornal da representação na Jamba da União dos Estudantes de Angola Livre (UREAL). Fez os estudos médios no período em que a Unita esteve em Huambo, Bailundo e arredores e licenciatura em Luanda; 6) É da nova vaga de oficiais superiores das FALA (Major Reformado) e especialista em artilharia (famoso URAGAN);
-1 KAMEIA 02-03-2012 11:54 #31
ACHAM QUE E MESMO VERDADE O SINSE QUE E DO ESTADO DAR ESSA INFORMAÇAO .BRINCADEIRA TEM HORA
0 londrino 02-03-2012 11:44 #30
esta historia e estranha com tantos partidos da oposicao eles so querem mesmo matar alguem da UNITA parece que ultimamente o MPLA anda mais preocupado com a UNITA do que com os outros partidos da oposicao sinal de medo antes das eleicoes
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL