Luanda – O governador provincial de Luanda, Bento Joaquim Sebastião Francisco Bento, suspendeu, por despacho, toda a direcção da Empresa de Saneamento de Luanda (ELISAL, E.P), no âmbito da necessidade de um ajuste da gestão económica a um aproveitamento racional dos meios materiais, financeiros e humanos.


Fonte: Angop

bento bento perfil2.jpg - 10.48 KbEm despacho datado de 1 de Março, com o nº 23/2012, e efeitos a partir da mesma data, o governador de Luanda criou, através do mesmo documento, uma Comissão de Gestão coordenada por António Lúcio Martins, integrando entre outros quadros da Elisal, Tomás Baptista, Raimundo Lobato Pires, Manuel Loth, Isidro Maurício Bendeira e Tânia Manso de Oliveira.


O documento refere que “tendo em conta que a actividade da Elisal, E.P. está sujeita ao controlo do governo provincial de Luanda, devendo velar pela correcta aplicação das directrizes económicas e das políticas para o ramo de actividade de saneamento e limpeza pública, na formação de estratégias de desenvolvimento da empresa e sua adequação a legislação em vigor”.  


“Considerando os objectivos da Elisal, havendo necessidade de um melhor ajuste da gestão económica a um aproveitamento dos meios materiais, financeiros e humanos para responder aos desafios que se impõe no quadro de saneamento de Luanda”, ao abrigo das competências que lhe são atribuídas por Lei suspende a direcção da Elisal.


“Caberá à Comissão de Gestão a renegociação dos contratos com as operadoras do sistema de limpeza pública, com vista a reduzir os gastos mensais, bem como a reestruturação da Elisal”, lê-se no documento. Acrescenta que a nova estrutura gestora, no prazo de 30 dias a contar da data do despacho, deve trabalhar com as administrações municipais no sentido da criação de “micro” brigadas de recolha de lixo, bem como instituir novos modelos de limpeza e saneamento público.


Compete também a Comissão de Gestão exercer todos os actos de gestão administrativa, financeira e patrimonial, de acordo com o documento em alusão. Ao coordenador incumbe manter informado regulamente o Governador Provincial de Luanda, apresentando relatórios semanais, passo que a Comissão de Gestão e reestruturação tem 30 dias para apresentar o relatório de conclusão dos trabalhos”.