Cuba - Uma vacina contra o vírus HIV vai ser testada em humanos ainda neste semestre.O medicamento está a ser desenvolvido em Cuba e foi já testado com sucesso em ratos. A descoberta da vacina foi anunciada por pesquisadores cubanos, esta segunda-feira, em Havana, durante  a Conferência Internacional de Biotecnologia.


Fonte: Apostolado


images/stories/Nacional/dna%20angola.jpgA vacina chamada Teravac-HIV-1, desenvolvida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB, na sigla em espanhol), deve ser testada ainda neste ano em cerca de 30 cubanos soropositivos, disse à Reuters a directora de pesquisas clínicas da instituição estatal, Verena Muzio.


A vacina é feita de proteínas recombinantes, com o objectivo de "gerar uma resposta celular ao vírus HIV


Em caso de sucesso nos testes em humanos, o medicamento será administrado a pacientes soropositivos que não estão em estágios avançados da doença.


Os pesquisadores alertam contra o excesso das expectavivas, porque a eficácia da vacina apenas poderá ser observada daqui a alguns anos.


Advertem tambémque “os testes em humanos podem não ter resultados positivos. Até aqui já foram feitos mais de cem testes clínicos em seres humanos com HIV no mundo e todos falharam" – destacaram.


A notícia está, no entanto, a ser bem acolhida no mundo, atendendo à confiança e à qualidade dos laboratórios cubanos.


O sector biotecnológico representa uma importante fonte de divisas para a frágil economia cubana. O país vende 38 medicamentos a cerca de 40 países, por um valor que superou 350 milhões de dólares em 2008, último ano com cifras disponíveis. A quantia representa um pouco mais de 10 por cento das exportações nacionais.


O CIGB pretende ampliar a sua facturação com exportações para cerca de 500 milhões de dólares anuais nos próximos cinco anos.


Entre os produtos já oferecidos há vacinas contra meningite B e C, leptospirose e febre tifoide. Vacinas contra câncer de colo do útero, próstata e ovário estão actualmente em fase de testes clínicos, e uma provável vacina contra a dengue ou malária estão a ser estadas em animais.