O MPLA tem uma maioria absoluta, fruto do seu trabalho governativo e do convencimento do eleitorado ao longo da campanha plítica. O Grande perdedor destas eleições é, sobretudo, a UNITA que fica com menos de 50 deputados em relação à cessante legislatura. Perdeu também o PLD e todos os demais partidos que ficam abaixo dos resultados de 1992.

Quanto à UNITA, digo que pagou apenas os erros do seu antigo líder que desencadeou contra Angola e os angolanos uma guerra impiedosa durante 10 anos que nos serviriam para desenvolver o país depois das primeiras eleições. A UNITA só tem de se virar contra Savimbi e não evocar fantasmas. Virar-se contra Savimbi passará por uma grande regeneração e reflexão interna. Desligar-se dele definitivamente. Deixarem de imitar o seu falar…Deixar de usar a sua imagem na feitura de política doméstica, pois só lembra aos angolanos os anos de atraso a que se votou o país.

A Samakuva só resta um caminho: Aceitar o mais cedo possível os resultados, ainda que parciais, de modo a tranquilizar o povo que anda receioso. Em 1992 só voltamos aos tiros porque a mesma UNITA, carregada por Savimbi, ameaçou que “caso fossem divulgados os resultados das eleições o pais pegaria fogo”, chegando depois a negar os resultados tidos por todos observadores como “geralmente livres e justas”. Quererá Samakuva trazer medo e desconfiança? Sabendo que ele é homem de bem, com certeza que não fará o mesmo que Savimbi.

Sejamos coerentes, voltemos ao trabalho porque há pontes que aguardam por reparação e ou alargamento, estradas por concluir, casas por construir e fábricas por erguer.

Viva o povo e Parabéns ao MPLA!

*Jornalista
Fonte:
http://mesumajikuka.blogspot.com/