Luanda -  Integra do comunicado do  Comitê de Reflexão enviada aos membros do CC repudiando a adopção de violência  para combater  so jovens que realizam manifestação pacifica. O referido Comitê denota ser constituído por membros seguidores de Agostinho Neto que se opõem aos desvios dos idéias do primeiro presidente de Angola.  


Fonte: CR-MPLA


COMITÉ DE REFLEXÃO DO MPLA-LUANDA. - CORRENTE DE OPINIÃO E.D.R


Dignissimos Membros do Comité Central, e Militantes dos Comites de Acção do Partido!


A Coordenação do Comité Relfexão do MPLA-Luanda, tomou conhecimento dos actos de violência que ocorreram nas provincias de Luanda e Benguela, em que cidadãos que dentro do seu direito de manifestação, consagrado na Constituição Vigente, foram barbaramente espancados, por indivíduos milicianos, sobre mando de forças reaccionárias e anti-patriotas da direcção do MPLA, o que constitui uma afronta direita as instituições democráticas e os órgãos de soberania. 


Dentre estes cidadãos encontrava-se o Secretário-geral do Bloco Democracio, Dr Filomeno Viera Lopes, o que desde já em nome de milhares de militantes do MPLA, MANIFESTAMOS, a nossa solidariedade a esse quadro, membro da família humana participe activo na luta pela democracia em Angola. Como militantes defensores dos princípios democráticos, condenamos veemente todos actos de violência, e terrorismo que ferem, os preceitos da Constituiçao da Republica de Angola, a humanidade clarificando a intolerância política método usado pela direcção do partido sistematicamente condenado pela sociedade e pelos povos livres que decidem e deliberam.


Dignissimos membros do Comite! O Presidente enquanto de visita de trabalho na Lunda Norte, falou de tudo um pouco, referindo-se aos quadros e cidadãos liberarias vindo do estrangeiro como sendo os mesmos provocador da desestabilização da nossa sociedade, se esqueceu o Camarada Presidente, não sabemos nos se por omissão ou por falta de rasgos que seus filhos também fizeram parte de suas vidas no ocidente. Implica dizer, que inclui seus próprios filhos como seus opositores. o que nos deixa em querer que o senhor presidente não tem apoio mesmo dentro de seu lar e no Partido todos os quadro incluindo o sangue novo, JMPLA, a maioria da massa cinzenta também são quadros vindo do ocidente   


 
Isso clarifica a crise de liderança interna partidária, que no nosso entender, constitui a chave base para por fim todos actos de manipulação que os infiltrados no seio da direcçao do MPLA, tem vindo a engendrar, para continuar a manter Angola na orbitra dos paises de orientação de desenvolvimento do capitalismo articulado, instaurado devido ao desvio de linha política perpetrado pela direcção do MPLA e que está intrinsicamente ligado a morte natural ou o assassinato do Presidente Neto. - É, pois aqui que se deve enquadrar estes actos de violencia, vandalismo e terrorismo politico, por parte destes milcianos.

 

Pois, são ja passados mais de 3 decádas, e os surgimentos de milicias a agirem a margem da constituição, representa uma grande preocupação, para todos os Angolanos amantes da paz.


O silencio que o actual comité central do MPLA se reserva face as denuncias de corrupção política, económica e juridica que se registam em Angola, sobretudo a volta das questões que estão ligados ao pleito eleitoral para 2012, fazem nos lembrar o papel passivo que desempenhou o 1 º comité central do MPLA, fase as denuncias que vinham contidas nas 13 teses de Alves Bernado Baptista, com especial destaque para a tese 6 (A cia e a revolução Angolano)


Face esta experiênca de a 30 anos atrás, o actual comité central, não pode e não deve abdicar -se das sua reais responsabilidades, sob pena de vir a ser responsabilidado, num futuro por tudo que vier ocorrer contra as instituições democráticas e aos ganhos da paz. Pois, como aconteceu a 30 anos atrás, todos nós vemos as engenharias que estão a ser feitas, para que o processo se descarrilhe, e assim começar um ciclo novo do processo de desenvolvimento e reconstruçao Nacional. Claro, isto só interessa as forças retrogadas. Eis pois aqui o extractos da tese 6 para apreciação de todos vós, membros do Comite Central e não só.

 

««...Esta DISA, que hoje utiliza a violência física para arrancar confissões dos camaradas falsamente acusados de tentativas de ”golpe de estado ”, faz-me recordar a Segurança do general Dénikine que se tornou célebre na História do PCUS e da União Soviética.

 

Este ódio chega a divertir-me. E eu digo como tantos outros: não é pelo meu nome que sou perseguido, mas pelo real ”significado da trincheira de combate onde ocupo também o meu modesto posto ”. -Posso afirmar que tento não falhar; não recuarei diante de nada, nem me renderei sem combate. Camaradas do Comité Central: Não exagero ao afirmar que as forças de direita estejam a preparar o verdadeiro golpe de estado, porque, à luz de toda esta informação podemos ver sintomas desse tipo de golpe. Estamos pois em presença duma manobra de diversão. Acautelemo-nos porque o ataque vem do outro lado – do lado do imperialismo.

 

Não estará já em Angola a mão sinistra do Kissinger, este corso da CIA? Senão, vejamos: -Distribuída, na altura, pelo camarada Primeiro-ministro, Lopo do Nascimento, cada membro do Bureau Político tem a obrigação de ter nos seus arquivos uma informação sob título Relações Brasil / Angola. - Na página 3 do referido documento lê-se expressamente.

 

“ Com relação a Angola, os militantes brasileiros esperam que até que a guerra se internacionalize na África Austral, a diplomacia brasileira consiga recuperar o MPLA através dessa acção política de dividir o aparelho do partido entre radicais e moderados.


Outra esperança brasileira seria a precária saúde do Presidente Neto, que segundo informações recolhidas pelo Brasil em Londres seria um homem (……). O seu desaparecimento deveria se dar no momento em que a divisão entre moderados e radicais estivesse estabelecida.” (É aqui que o depoimento do histórico Mendes de Carvalho em 17-9- 1986, encontra alguma sustentaçao logica. Eis aqui –‘’ Na reuniao do Bureau Politico eu levantei este problema, mas disseram-me que cada país tem as suas leis.Disseram me que nao poderiamos intervir.O resto é segredo, não digo mais ’’
Em termos de perspectivas inalteráveis da CIA este documento, que considero extremamente valioso mantém a sua importância, tanto mais que temos em presença a diplomacia brasileira. Vê-se também, nesta informação que o objectivo principal da CIA é o desaparecimento físico do camarada Presidente Neto.


Mas, pergunto-me a mim próprio, por que razão é que a CIA escolhe o momento desse desaparecimento do camarada Presidente na altura em que a contradição, segundo eles, entre os moderados e radicais culminaria no seu apogeu? A quem seriam atribuídas as responsabilidades desse presumível assassinato do Presidente? ( Neto morreu  2 anos  depois 27 -5-1977 )

 

É fácil responder a estas perguntas se estabelecermos uma confecção objectiva entre a informação exposta atrás e esta que vou apresentar: - De fonte segura, recebeu cada membro do Bureau Político o seguinte Relatório de Informação / 13 / CIA / ANGOLA, tradução. “Um certo número de agentes da CIA funciona já em Angola, nas regiões controladas pelo MPLA. Unicamente em Luanda, o número mínimo de homens e mulheres servindo de ligação com a CIA, atinge a centena.”


“Alguns trabalham directamente, outros indirectamente, isto é sem duvidarem que os seus relatórios ou informações acabem por ir parar às mãos dos serviços americanos. Entre eles encontram-se jornalistas, fotógrafos, comerciantes, representantes de firmas de importação e exportação, funcionários do Governo e militantes. Segundo fontes (internas) absolutamente seguras eis o que afirma o chefe destes informadores ou agentes de Luanda:


1- Dois quadros de Segurança Nacional foram recrutados. A sua identificação é HAM-19 e SLIM-35. Ambos se encontram em Luanda.


2- Um trabalho intensivo está a ser feito, para infiltrar o Bureau Político. Há boas perspectivas para ganhar a confiança ou os serviços de um deles, um militar cuja identificação é SUB-20.”  ( Presumimos que são estes três  quadros os arquitectos do  golpe de estado de direita em 27-5.-1977 e o posterior o assassinato do Presidente Neto , para justificar o desvio de linha politica , é dizer o retorno ao capitalismo articulado )-


Camaradas do Comité Central:

- Estamos diante de processos demasiadamente sérios demais e aparentemente complexos. 1-Por que razão não se informa tudo ao Comité Central?  2-Como é que , posteriormente, e de fonte segura, entra e sai de Angola um tal misterioso Umpoyo, agente da CIA, e que, ao que se sabe, mantém contactos com elementos da DISA e do Governo, mesmo depois de ordem expressa do Bureau Político no sentido da sua expulsão pura e simples do nosso País?

 

3-Quem é que , afinal está relacionado com este Umpoyo?  4- Quem é que está interessado na presença em Angola desse agente da CIA?


Em tais condições, em qualquer parte do mundo revolucionário, só estes factos determinariam, imediatamente, a suspensão pura e simples do Bureau Político e a consequente nomeação duma Comissão Ad Hoc do Comité Central que seria encarregada de estudar rigorosamente o ” dossier ” em causa. Em qualquer processo revolucionário em função dessas informações, o Comité Central suspende toda a direcção da Segurança e nomeia outra, provisória, até apuramento da verdade e responsabilidade. (Actualmente estamos perante a situação identica)


5-Mas em Angola, estas questões melindrosas não são informadas ao Comité Central, porquê?

6-Qual é a estratégia que está montada?


A História do MPLA, durante a sua fase das guerrilhas, já demonstrou que as forças de direita do MPLA nunca viram com bons olhos a política do camarada Presidente, que, há anos, já se sabia como sendo comunista, em sua última instância e consequência. Entretanto, colocado ante um dilema, a direita do MPLA sabe que, no plano táctico, não pode passar sem o camarada Presidente, daqui o estar condicionada historicamente a uma falsa imagem de correligionária em termos de Marx, Engels e Lénine. ( justifica a tese o facto das reformas politicas começarem a ser feitas na decadas de 80 , quando Neto morre em finais de 1979) Posto isto, as forças de direita procuram justificar e têm de justificar ante o Povo Angolano e o mundo o desaparecimento do camarada Presidente. E a única forma de o fazerem é atribuir o presumível assassinato aos sectores revolucionários que seriam então apresentados ao Povo e ao mundo como os autores do assassinato e facilmente seriam linchados pelo Povo em praça pública. (Os planos alteram se, porque foi dado a conhecer as 13 teses, - razao pela o histotico Mendes de Carvalho disse em 17-9-1986...Há camaradas do nosso Partido que sabem muita coisa .Eu teria sido Morto se insistisse num inquerito rigoroso.. Há muito segredo em torno disso ..)


 Para o conseguirem, a DISA tem que forjar, na linha do velho Denikine, um falso dossier com falsos depoimentos de agentes provocadores e de prováveis camaradas que, torturados até à medula, seriam forçados pelo medo da morte, a debitar declarações não verdadeiras: Velho método da polícia política reaccionária, universalmente falando.


Vou fundamentar o meu raciocínio. No livro que estou a ler, Les Complots de la CIA, Manipulations et Assassinats, STOCK, vê-se claramente os mesmos processos que a CIA empregou para derrubar Salvador Allende, no Chile.

 

Para precisar o quadro da estratégia da CIA, passo a transcrever telegramas das páginas 60 e 76 do citado livro:- “Um programa em três pontos foi posto em acção. Consistia em:


A. Agrupar informações sobre oficiais dispostos a executar um golpe de estado.


B. Criar um clima de golpe de estado para uma propaganda e uma desinformação sistemáticas. Realizar actividades terroristas provocando a esquerda, o que fornecerá o pretexto. (Telegrama de 7 de Outubro)


C. Informar os oficiais dispostos a desencadear um golpe de estado, que o Governo dos Estados Unidos está pronto a apoiá-la activamente, mas que toda a intervenção militar directa dos Estados Unidos está excluída (Telegrama do 14).....

 

Camarada Presidente! Camaradas do Comité Central! –


É preciso não entreter a nação com ” divisionismos ”, ” fraccionismos ” e coisas do género de que sou acusado, é preciso abandonar esta aberração e preconceitos doentios porque o perigo da revolução está à vista. É o perigo real dum provável e futuro golpe de estado militar de direita, o que acontecerá se o Comité Central não assumir a sua responsabilidade.


A táctica e a técnica da CIA é sempre a mesma: provocar a esquerda, atribuir-lhe a responsabilidade de assassinatos, montar uma campanha de desinformação a partir dos mass media. - Diga o que disser nós vemos, claramente visto, com os nossos olhos, todas estas manobras e manipulações da CIA. Qualquer dia, a cidade de Luanda acordará com tiros, como já puseram mais de uma vez de prevenção as unidades estratégicas dos quartéis de Luanda e Lubango, e atribuirão tudo isto ao fantasma do ”Grupo Nito ”. Eis as manobras da CIA. -« Infelizmente foi exactamente assim como acordou Luanda no dia 27 de Maio de 1977)-Estas manobras têm que ser forçosamente denunciadas e desmascaradas não apenas no seio do Comité Central, mas no conjunto da nação inteira, e a defesa da revolução que exige aos seus autores  ,serem severa e exemplarmente punidos. (O que infelizmente não aconteceu) Em tese, a direita no seio do MPLA tem a sua alternativa, está a materializa-la. Basta ouvir os comentários actuais da reacção, da pequena e média burguesias que já rangem os dentes por que o Agostinho Neto, afinal, dizem eles, também é comunista e isto em Angola vai tudo mal, concluem. (  Esta aqui a causa do assassinato do Presidente Neto, com o objectivo de mudarem de linha politica , como veio ocorrer uns meses depois do seus desaparecimento )


Mas o grande problema da direita é encontrar um angolano manejável, dócil dentro do MPLA ou das estruturas superiores, capaz de ser a contra-alternativa ao Camarada Neto. Será por acaso que Hermínio Escórcio, disse um dia, que tudo está preparado e que se o presidente morre, têm o camarada Lopo do Nascimento para o substituir? (Depoimento do Nado), é de notar que Hermínio Escórcio é um dos propagadores acérrimos do tal fantasmagórico”golpe de estado”e preconizador das chamadas ” medidas punitivas exemplares ”.


– Até fui perseguido por esses agentes da DISA, quando por necessidades próprias, no dia em que me desloquei ao Panorama para falar com o camarada Eduardo Kapski, membro componente da delegação de União Soviética, falar a respeito dos meus livros que deixara recomendados em Moscovo...


..... - Qual o meu espanto quando, em audiência com o camarada Presidente Agostinho Neto este, muito sincera e honestamente, põe-me a questão de saber se eu teria ou não contactado a delegação soviética! Será contra-revolução conversar com camaradas soviéticos? Como vêm, camaradas do Comité Central, todo este conjunto fundamenta cientificamente o meu poema DIREITO Á DEFESA. Mas a História melhor o dirá...


Citação Presidente MPLA em 23-8-1983 «---O objectivo desta ofensiva é impedir a proliferação das revoluções populares democraticas em África , substituir por fantoches os legítimos governos dos páises que seguem a via não capitalista de desenvolvimento...»-Reflictamos Dignissimos! Quem então devem ser considerados de fantoche se termos em conta o desvio de linha politica?


A COORDENAÇÃO C.R.-MPLA-LUANDA-U.T. – 12 -03-2012