Luanda  - Abel Chivukuvuku abandonou a UNITA dia 14 de Março de 2012, após ter militado 38 anos, aliando-se na “Convergência Ampla de Salvação de Angola”, abreviadamente denominada de “CASA”.


Fonte: Club-k.net


A declaração foi feita pelo mesmo na quarta-feira última, 14 de Março, numa das salas do hotel Alvalade durante ao que muitos chamaram de “discurso à nação”.


Ao longo da sua dissertação, Abel Chivukuvuku deixou claro que a sua saída da UNITA deve-se à “primazia que deve ser dada à nação e não às militâncias partidárias”. O mesmo disse ainda que “é com muita mágoa, mas sobretudo com determinação, que vejo-me forçado a trilhar um novo caminho”.

Visando concorrer às eleições gerais em Setembro do corrente ano, Abel anunciou também que “vou liderar nas próximas eleições um amplo movimento de cidadania”.


Depois de tanto tempo de especulação, o político vem acabar com todas as dúvidas sobre o seu real futuro e o futuro que deseja para Angola.


“Saio da UNITA porquê não posso negar à Pátria e ao povo angolano os meus humildes préstimos para o potenciamento de uma oportunidade, a criação de uma via melhor, uma nova esperança, uma nova luz, para a realização do nosso sonho angolano”. Conclamou Chivukuvuku.


Com essas palavras, Abel Epalanga Chivukuvuku abriu as portas para o que chama de “terceira via”.


O divórcio de Abel com a UNITA não implica o abandono aos ideais de muangai, pois ficou patente em seu discurso quando dizia que “O nosso projecto é por Angola e pelos angolanos. É um fenómeno angolano e sobretudo destinado ao futuro do nosso País”.


Sobre a governação de José Eduardo dos Santos, o político mais mediático da actualidade não deixou de tecer as suas duras críticas, dizendo: “Não haverá uma vida melhor com a presidência que temos. Depois de 32 anos de exercício do poder presidencial nunca eleito, chegou a hora de demonstrar nas próximas eleições que chega. 32 anos é muito, então mais 5 que daria 37 anos, seria demais , para não dizer insuportável”.


A saída de Abel da UNITA foi encarada de ânimos leves pelos membros seniores da mesma facção segundo Alcides Sakala, porta voz do “Galo Negro”. “Não estamos surpreendidos. Era de esperar. Mesmo antes da morte do Dr. Jonas Savimbi, Abel Chivukuvuku manifestou a sua oposição e durante estes últimos dois anos já tinha tomado posições que indiciavam a saída do partido", disse Sakala.


Um dia após o afastamento de Chuvuku das fileiras da UNITA, cerca de 180 “maninhos” fizeram o mesmo e passaram a fazer parte da “CASA”.


Diante das especulações sobre o destino e próximos passos de Abel, comenta-se também a posição de Lindo Bernardo Tito, Vicente Pinto de Andrade e William Tonet, secretário executivo do Amplo Movimento de Cidadania (AMC), este último que é apontado como o mentor deste projecto por ter lançado, recentemente, o repto pela qual apelava a união das forças políticas diferentes com intuito de defrontar o MPLA nas eleições vindouras.