Luanda - Segundo o jornal de notícias das 18h30, da Rádio Ecclesia, a nova força política angolana, Convergência Ampla de Salvação de Angola conhecida pela sigla CASA, apresentou hoje em Luanda a sua composição do Conselho Presidencial, que integra quatro Vice-presidentes.


Fonte: Club-k.net

No mesmo dia foi noticiado que em Cabinda 20 elementos desvincularam a sua militância na UNITA e aderiram ao “CASA.” Esta nova formação politica “CASA”, faz-me lembrar a história bíblica do “NOÉ” quando anunciou aos seus seguidores sobre o fim do mundo e que todos que quisessem salvar deveriam entrar na sua “ARCA”, a famosa arca do Noé.


Este facto está deixar muitos maninhos, és companheiros do Abel Chivukuvulu de estranha persepção, talvez seja até o que poderiam chamar de um fenómeno político, de maneira tão rápida que o partido ou coligação está sendo formado e o seu nível de aceitação popular.

 
Na notícia de hoje difundida pela rádio Ecclesia, uma alta figura da Unita, o General Abilio Kamalata Numa, prestou algumas declarações sobre a estranheza forma que surgiu a casa, alertando assim de forma até ofensiva ao povo para que não seja PARVO e que fique atento porque estes podem vir a ser manobras para combater a Unita.


Fico muito indignado, uma figura que muito se admira politicamente, proferir expressões do género “PARVO”, quando se quer dirigir ou aconselhar uma massa votante e dono do poder legitimo que é o povo. Acho que seria melhor usar termos mais humildes e com pendor mais democrático. O General Kamalata Numa, foi infeliz nesta sua intervenção, penso que deveria ser mais moderado ou mesmo talvez fizesse um pedido de desculpas públicas ao povo sobre a expressão usada. Como dizia o grande pensador Mahatma Gandhi “O que mais me impressiona nos fracos, é que eles precisam de humilhar os outros, para se sentirem fortes...”


Estamos numa época de campanha eleitoral e pretendemos exercer o nosso direito de voto consciente e de livre escolha, quer seja de que partido politico ou coligação partidária for, as opções politicas são individuais e, não devem ser intimidatórias. 


A expressão “PARVO” me remete a uma certa dúvida em relação a estranheza que o Numa encontra no projecto.
Será que o General Numa quis dizer que a CASA é uma formação fantasma do MPLA para combater a Unita? Se esta for a persepção do Kamalata Numa, então contraria a visão do seu maninho, o Domingos Maluka, que no seu artigo intitulado (Os alicerces da CASA e o seu futuro próximo), Maluka, questiona e responde o seguinte: O MPLA será o maior ganhador?

 
Também duvido. Nada indica que o Abel vai deixar de combater o MPLA. Aliás, Abel Chivukuvuku tem o mérito de ter saído por cima, não como dissidente comprado, que fala à toa, mas como cidadão livre. Apresentou-se à opinião pública com certa dignidade, tal como lhe ensinou a grande escola da UNITA. Ele não veio cá fora falar cobras e lagartos do Partido que lhe educou, sustentou, formou e lhe fez homem. Ele veio cá fora afirmar-se contra a tirania, contra a corrupção e contra o regime! Não é, à partida, um aliado do MPLA.


Diante destas afirmações do maninho Maluka, quem está com a “PARVA” estranheza de análise? Os seguidores de Abel na sua “Arca de Noé” (CASA) ou os pessimistas e supostos adversários políticos que ele teve enquanto militante da UNITA?
Porque no seu discurso de apresentação, Abel disse ser a sua escolha,  e acredita que seja a de muitos de Nós e a de muitos  outros angolanos anónimos espalhados pelo nosso imenso e belo país.

 

Por Angola e pelos angolanos, só o futuro conta.  Afirma ainda que, É nosso dever inscrever este ano de 2012, na História do nosso País, como aquele em que os angolanos  decidiram maioritariamente abrir uma nova página  para a vida de todos nós. “A coragem nunca foi questão de músculos. Ela é uma questão de coração. O músculo mais duro treme diante de um medo imaginário. Foi o coração que pôs o músculo a tremer” Ghandi.


Abel ainda reconheceu ser um combate do presente, o combate do nosso tempo, da nossa era.  Terá com certeza muitos espinhos, obstáculos inesperados, mas que nos trará grandeza e o sentido  do dever cumprido  quando  realizado.
“É preciso que nós nos tornamos a mudança que queremos ver no mundo” Ghandi.


De que obstáculos inesperados e espinhosos que o Abel Chivukuvuku se refere?
Vejo que a direção da UNITA está com o parvo conformismo politico e isso pode ainda levar com que o partido desapareça, é preciso haver mais severidade nas suas acções se quiserem ainda ser alternância em Angola.


Enfim, acho que o país precisa duma oposição forte e unida rumo a mudança democrática e de mentalidade politica, para o alcance do bem-estar da população, para o combate a pobreza, da corrupção, da violência contra cidadãos indefesos etc. só uma oposição unida pode acabar com a tirania do actual governo.


“A união faz a força”