Luanda  -  O Movimento dos Jovens Organizados para Defesa da Paz (MJODP), uma milícia criada pelo aparelho de segurança de estado  para combater  manifestações contra o Presidente José Eduardo dos Santos, voltou criar panico,  esta semana, provocando   instabilidade   junto de  sectores da sociedade  angolana.


Fonte: Club-k.net

Milícias  voltam a criar pânico

Na noite de quarta-feira (21), os mesmos deixaram um panflecto de  intimidação, na porta da casa do jornalista da Rádio Despertar, Coque Mukuta, em que o advertem para mudar de bairro.


“Koki Mukuta é melhor mudar de bairro – cuida-se, bandido. Koki Você não tem  medo Cuida-se” Le-se na missiva dirigida ao  profissional  que tem se destacado pela  coberturas que vem fazendo sobre as manifestações no país.


A intimidação acontece um  dias após o profissional ter sido recebido na embaixada americana, embora não há  dados que relacionem o sucedido ou de que as milícias tenham encarado com magua a recepção  que o jornalista teve naquela missão diplomática.


O  profissional já foi  perseguido dois dias antes da manifestação do dia 10 deste mês por uma viatura Land Cruzer sem matricula de cor cinzenta.  Outros jovens  do grupo do rapper  “Carbono” Cssimiro denunciaram  também que  foram intimidados em suas  casas. Queixaram-se a policia e esta nada fez. Na noite de Quinta-feira, 22,  o jornalista Coque Mukuta deslocou-se a divisão da policia Nacional do Cazenga para fazer queixa mas sem sucesso. Os agentes alegaram que nada poderiam fazer por falta de luz.


De recordar que a  MJODP, que embarca pela ameaça aos cidadãos tornou-se  conhecida  pela cortesia que lhes foi dada pela televisão publica de Angola, a 11 de Março em que proferiram ameaças. Semanas depois, um grupo de intelectuais com destaques a figuras do MPLA, como Marcolino Moco e Mendes de Carvalho, condenaram o comportamento daquela cadeia de televisão estatal em ter promovido o discurso violento da milícia.