Lucapa - A UNITA promoveu este sábado a reinauguração do seu comité comunal de Kamissombo a 77 quilómetros norte do município de Lucapa, sob orientação do secretário provincial da UNITA, Domingos Oliveira.


Fonte: UNITA


Apercebendo-se do facto, os militantes do MPLA trajados com propaganda da JMPLA, OMA e camisolas com foto de José Eduardo dos Santos movimentaram-se para o local, atacando com pedras e garrafas os partidários da UNITA e destruindo os posters do Presidente da UNITA e bandeiras desse partido.


Da confrontação resultaram 13 feridos dos quais quatro pertencem à UNITA, que se encontram a receber primeiros socorros no hospital local para onde foram evacuados pela polícia nacional.


Os seis efectivos da PNA não conseguiram controlar a situação tiveram que pediram socorro de Lucapa.


De acordo com uma fonte no local, os feridos só identificam pelas cores partidárias que envergam. Neste momento, a comuna esta dividida, estando a parte norte da comuna com a UNITA e a parte sul está com os militantes do MPLA. Os efectivos policiais que vieram de Lucapa fazem a interposição das duas zonas da localidade.


As instalações ora inauguradas foram erguidas de raiz pela UNITA, no âmbito da melhoria das condições das suas estruturas de base.


O ataque perpetrado por militantes do MPLA acorreu a escassos cinco metros das instalações da UNITA, pelo que as autoridades locais de investigações criminal não tiveram dificuldades de atirar as culpas aos seus actores.