Luanda – O activista dos direitos humanos Luiz Araújo, condenou o ambiente de caças as bruxas contra  responsável do Bloco Democrático, com realce ao episodio de invasão a residência da Secretaria municipal no Cacuaco, Ermelinda Freitas.


Fonte: Club-k.net


Em mensagem, difundida nas redes sócias, o activista lamentou  e ao mesmo tempo solidarizou-se com a mais recente vitima: “‎Ermelinda Freitas, estamos contigo. Acabas mais uma vez de sofrer uma agressão dos bandidos que defendem a ditadura de José Eduardo dos Santos. Lamentamos e condenamos a invasão da tua casa.”

 

“Querem neutralizar-te, obviamente, e incutir o medo para que a ditadura, como todas as ditaduras, sobreviva sustentando-se pelo terror.”, Le-se na mensagem de Luiz Araújo que por outro lado acrescenta dizendo que “O endocolonialismo do ditador José Eduardo dos Santos está destruindo-se por via desse terrorismo que, ao contrário do efeito que visa com esses crimes, vai levantar uma resistência nacional que lhe porá fim.”

 

“Cada vez mais está a chegar o momento em que a resistência para a democracia tem que evoluir para formas de organização e metodos de acção que anulem o banditismo com que a ditadura se sustenta há muito.”, finalizou.

 

De recordar que a  semana passada, jovens que participaram na manifestação do dia 10, incluindo um jornalista da radio despertar Coque Mukuta denunciaram que as suas residências foram assaltadas por elementos armados. Em casa e “Carbono” Casimiro, os mesmos tentaram agredir os jovens que ao se aperceberem-se meteram-se em fuga. Já em casa do jornalista deixaram um panfleto com ameaças ao qual identificaram-se como a milícia que recentemente a TPA promoveu como defensora do executivo do  Presidente José Eduardo dos Santos.


Preocupado com o recurso da violência por parte das milícias, o antigo Primeiro Ministro angolano, Marcolino Moco, endereçou uma mensagem publica aos seus colegas do MPLA, no sentido de  aconselharem o Presidente José Eduardo dos Santos a por cobro a onda de repressão contra jovens e seus opositores.