A carregar...

Nota pastoral sobre as eleições de 2012

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Luanda  - Nota pastoral sobre as eleições de 2012 dos Bispos da CEAST
 

1- AS ELEIÇÕES

A eleição dos governantes feita livremente pelos cidadãos constitui o verdadeiro pilar da democracia. Ao contrário, qualquer governo que é alcançado pela força ou pela herança sucessória só por ironia se poderia chamar democrático.


Por isso, em democracia, o verdadeiro detentor do poder é o povo o qual, através das eleições, delega esse poder aos governantes eleitos. Daqui se infere que as eleições são um direito do povo, direito este que lhe não pode ser usurpado sob pretexto algum.


Tão cívico direito acaba por constituir um dever, caso a falta do seu exercício venha a originar a eleição de algum candidato inepto. Neste caso, a abstenção constitui uma verdadeira culpa não somente anti-cívica mas também antipatriótica. Por conseguinte, nenhum cidadão pode ficar indiferente perante o acto eleitoral.
 

2 - OS ELEGÍVEIS


Para as eleições serem livres e justas, como sempre se requer, é preciso que os eleitores tenham perfeito conhecimento de dois factores imprescindíveis, a saber:

1)     Qual é o programa político de cada partido, no aspecto económico, ético, cultural, social.

2)     Qual é a competência dos executores deste programa. Da competência destes executores, não se deveria excluir a sua condição familiar.

3)      É importante que os programas dos partidos dêem resposta aos graves problemas da sociedade, tais como: pobreza, aumento do fosso entre ricos e pobres, desigualdade de oportunidades, assimetrias regionais, defesa da vida a partir da concepção, defesa da família, recuperação dos valores tanto éticos como espirituais que nos caracterizam.
As opções éticas daqueles que pedem o nosso voto devem ser tidas em conta na hora da votação.
 

3 - CAMPANHA ELEITORAL


Na campanha eleitoral, manda a justiça que todos os Partidos tenham igualdade de acesso aos meios de comunicação social, que todos os Partidos tenham o mesmo tempo de antena na multimédia pública, sem privilegiar Partido algum nos noticiários do dia-a-dia. O contrário seria injusto e antidemocrático.


Além disso, seja a campanha eleitoral honrada pelo civismo, evitando toda a espécie de violência, quer verbal quer física, respeitando os símbolos de todos os partidos e evitando a compra de votos com entrega de benesses.


O mesmo se diga do clima que deve reinar durante e depois das eleições. A este propósito recordamos que a verdade do voto exprime a vontade soberana do povo. Daí a exigência de um processo eleitoral transparente e de eleições verdadeiramente livres e justas.


Ao Clero, Religiosos, Religiosas e catequistas, recordamos que, na sua acção pastoral, não devem ser militantes de partido algum, nem devem utilizar o púlpito para fins políticos. Por sua vez, os Fiéis não devem ir ao culto ostentando símbolos partidários.

 

Os catequistas e outros agentes de Pastoral esclareçam bem os Fiéis sobre o conteúdo desta mensagem. Nunca digam aos Fiéis em quem devem votar, mas digam-lhes como devem votar.
 
Que o Imaculado Coração de Maria abençoe as nossas eleições.
 
Luanda, 21 de Março de 2012
 
Os Bispos da CEAST






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 José Pedro 14-06-2012 11:49 #10
MEUS IRMÃOS NÃO VAMOS JULGAROS OUTROS PORQUE QUE O PADRE A OU O BISPO B, RECEBEU UM CARRO NAS MÃSO DE FAUSTINO MUTEKA, NOS SOMOS MUITAS VEZES ENGANADOS COM BELOS LINGUAJARES, HOJE EM ANGOLA TEM A CASA - CE TAMBEM ESTA A VIR COM A SUA POLITICA, A UNITA TEM A SUA , FNLA TAMBEM MUITAS MENTIRAS ESTAS PARTIDOS DA MERDA. ENTÃO DEVEMOS SER MAIS ATENTOS COM AS MENTIRAS DESTES POLITICOS DE MEIA TIJELA COMO MAKUTA NKONDO, SÓ VAMOS VOTAR AQUELA PARTIDO QUE APRESENTAR UM PROGRAMA AMBICIOSO PARA A GOVERNAÇÃO DE ANGOLA, OS BISPOS CATOLICOS MANDARAM UMA NOTA PASTORAL AS DIOCESES QUE CHAMAM ATENÇÃO AOS PODRES MADRES E CATEQUISTAS PARA QUE ELES NÃO USEM DA IGREJA COMO UM COMITE CENTRAL, MAIS SIM CASA DE DEUS

QUE CRISTO VOS ABENÇÕE, O ETERNO JOVEM
0 Kissonde 18-04-2012 14:54 #9
As igrejos em Angola devem deixar de se meter nas politiquices, '´sempre favorecendo um partido mais que os outros' e preocuparem-se e MUITO com a ISLAMIZAÇAÕ (islão = religião de terroristas arabes e de satanás) em Angola. Até estão a construir templos sob o olhar impavido das igrejas. Isso sim é que é de preocupar e tomar medidas URGENTES
0 antónio justo 03-04-2012 17:28 #8
País com petróleo é dádiva da natureza mas é uma desgraça para a seu povo .
É triste que depois da guerra não se procura a verdadeira reconciliação.E stamos a caminho,
de uma nova fina ditadura não marxista mas capitalista e mafiosa.Com os muitos milhões que
tem em mão corrompem tudo e todos ....é triste este povo entrar na escuridão da opressão novamente.
0 Kwenha Kwa Ngungu 30-03-2012 00:12 #7
NO COMMENT!
0 QUERIDO 29-03-2012 21:25 #6
Entendam bem a mensagem dos Bispos. Ok'
0 I LOOK TO YOU 28-03-2012 04:38 #5
imfelizmente estes cotas uzao as batinas para mixar em tudo. Daq a pouco estarao a dar missas particulares com direito a ofertas milionarias. sinto muito
0 londrino 27-03-2012 14:27 #4
prontos os corrompidos dos Bispos estao outra vez a misturar a politica com a religiao paiados
+1 Atuzembe 27-03-2012 10:52 #3
Maria Imaculada, não abençoa a ninguém...!! Bençãos devemos pedir a Deus e por Jesus Cristo. Ponto final.
Abaixo a IDOLATRIA.
0 Prudente 27-03-2012 09:49 #2
Com tantos intelectuais na CEAST, uma mensagem muito superficial e fora do contexto!
+2 Wafukeza 27-03-2012 09:25 #1
Estes senhores estão todos a contribuir para o nosso suicidio, é triste quando já sabemos que estes senhores de batas defendem os caudilio do Eme, porque temos visto como padres se pronunciam em função de uma informação contra os abutres da nação´digo mesmo não acredito neste pronunciamento, porque na altura em que Deus todo poderoso agia no momento este lacaios seriam todos varridos na face da terra com os seus sequazes.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL