Samakuva democratiza UNITA e desarma o MPLA

Logo após, os pronunciamentos de Samakuva, fui rebuscar a historia das amarguras existentes neste partido desde o desaparecimento físico de Savimbi e conclui que os adjectivos evocados pelos dissidentes históricos da UNITA para descrever Samakuva (arrogante, ditador, matumbice, ou seguidor dos ideais savimbistas) não passam de meras especulações. Há que ter em consideração que Samakuva, recebe a UNITA num período crítico no contexto político e muitos nesta célula não estavam acostumados a princípios democráticos. Savmbi, concebia, executava, fiscalizava e e ao mesmo tempo regulava todos os preâmbulos no partido.

O estigma de pensar diferente mais com o mesmo alvo a atingir, não era cultural no reinado de Jonas Savimbi. Nos grandes tempos da “Jamba”, o executivo político da UNITA aprovava por unanimidade as dominâncias do líder fundador. Após a assinatura dos acordos de Bicesse, Savimbi, tentou mais sem sucessos substituir o fardamento pelo fato. Em palavras miúdas substituir guerra por política.

Como resultado, em 1992, após o encerramento da contagem dos votos, na qual o seu partido sairá perdedor, optou dar continuidade a Guerra que tivera sido suspensa no início dos anos 90.

Portanto, nas legislativas de 2008 a UNITA pagou os crimes de Savimbi advogados nos medias do MPLA como partido de guerreiros e sem princípios políticos. A população estava convicta que se a UNITA perdesse teríamos guerra.

Samakuva, vem com peito e alma dizer ao mundo que aceita os resultados. O mesmo evidenciou que na “minha UNITA só existem políticos armados com filosofias políticas. E como se fora pouco atribui méritos ao MPLA pela vitória.

Para um analista atento este acto evidencia que o objectivo preconizado pela UNITA de Samakuva é voltar a concorrer em 2012, aonde não terão que convencer o eleitorado que a UNITA de Savimbi já não existe. Em 2012, as campanhas eleitorais estarão focadas simplesmente em programas de governo. Falta saber se qual será o pretexto do MPLA, que já não terá o factor guerra para justificar as causas dos projectos inacabados incluído a falta de água potável e energia eléctrica para todos.

Se alguém perguntasse genericamente que diferenças existem entre Samakuva e Savimbi, a resposta mais realista seria: Com Samakuva o povo voltará a votar em 4 anos. Por outro, lado com Savimbi votaríamos nas runas simplesmente após a sua morte. Samakuva chumba as doutrinas Savimbistas e democratiza a UNITA através de debates abertos entre os seus constituintes.

* PGarcia
Fonte: Club-k