Beijing - O embaixador de Angola na República Popular da China, João Garcia Bires, reuniu-se neste fim-de-semana com a comunidade estudantil angolana das cidades chinesas de Beijing e de Tiangin e manifestou o interesse de uma estreita relação entre a sua missão diplomática e os estudantes.


Fonte: Angop
 
 
Embaixador Garcia BiresJoão Garcia Bires, que se fez acompanhar de vários diplomatas daquela missão, apelou aos estudantes para a necessidade de respeitarem as leis do país acolhedor e de fazerem o registo consular.
 
 
Garantiu todo o apoio necessário na busca de soluções para as dificuldades que surgirem durante a formação dos estudantes.
 
 
O diplomata destacou a importância da ligação entre a embaixada e a comunidade estudantil e defendeu que estes devem unir-se em associações para melhor representar os seus   interesses perante a embaixada e as entidades chinesas.
 
 
O associativismo deve ser encarado como um instrumento que os estudantes devem rever para melhor defender os seus interesses de forma organizada - defendeu o embaixador angolano na República Popular da China.
 
 
Cerca de 250 angolanos, a maioria dos quais estudantes, vivem na China. O grosso dos estudantes vive na província de Wuhan, que dista a mais de 200 quilómetros da cidade de Beijing.
 
 
Em Junho próximo mais de 30 jovens terminam a sua formação nos mais diversos ramos do saber, com destaque para a engenharia.
 
 
As relações entre a China e Angola continuam a crescer a cada dia procurando atingir a maturidade esperada com um processo de diversificações de investimentos, um desafio que aos poucos vai encontrando o quadro da sua consolidação.
 
 
Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1983. Após o fim da guerra em Angola em 2002, o pais tornou-se num dos principais parceiros comerciais da segunda maior economia do mundo em África superando mesmo a África do Sul.