Luanda – Por ocasião  do  dia  Mundial da Água,  o Ministro do Governo sombra da UNITA, o engenheiro Mines Tadeu, fez circular, a semana passada,  uma constatação  em que apresenta cálculos para  contraria dados avançados pelo  Secretario de Estado para as Águas , segundo as  quais  “Luanda tem hoje um fornecimento de água na ordem dos 60.000 m3/Dia”.  Pela pertinência do assunto,  publicamos a reflexão do dirigente  do maior partido da oposição.


Fonte: Club-k.net


“A propósito desta data, quero reflectir com os meus (minhas) compatriotas, a problemática da água no nosso país.     Por ser uma data especial, muitas pessoas e até governos lembrar-se de falar sobre a água, até aqueles que em 36 anos remeteram este imprescindível recurso ao descaso total, falam também hoje da "Água".


Em Angola, país com importantes recursos hídricos, ainda hoje em pleno século XXI, a grande maioria dos seus habitantes não dispõe de agua canalizada nem potável, quando ela é o bem mais precioso e impreterível para a vida.

 Em 1975, quando Portugal descolonizou Angola, toda a zona urbana e consideráveis zonas suburbanas de Luanda, já então dispunham de agua canalizada e potável,( citado como exemplo). 37 anos volvidos, o Governo/MPLA que desde então lidera este pais, não conseguiu melhorar esta realidade e em muitos casos houve mesmo até uma regressão. Paradoxalmente, muitas zonas que já dispunham deste bem essencial, hoje estão privadas do dele, fazendo crêr a muitos que a independência trouxe igualmente consigo a falta de água.


       Os recursos hídricos no pais, na maior parte dos casos, situam-se nas proximidades dos centros urbanos e aglomerados populacionais visionáriamente( Projecção Urbana Planificada), o que torna o exercício do fornecimento de água uma tarefa mais facilitada  e óbviamente á custos mais baixos, contudo nem isso tem motivado o Governo/MPLA á fazer melhor.


 A propósito desta data, o Sr. Secretario de Estado para as Águas veio á publico dizer: " Luanda tem hoje um fornecimento de água na ordem dos 60.000 m3/Dia " continuando acrescentou:  " iremos aumentar estes valores em breve para o dobro ou seja 120.000m3/Dia.......". O que o Sr. Secretario de Estado de Águas certamente esqueceu-se de dizer é que:  Luanda tem cerca de 6 Milhões de habitantes e se em media uma pessoa consome 50L de Água/Dia, uma família com 10 pessoas consomem 500L/Dia(Consumo,Higiêne, Limpeza etc.) logo o fornecimento necessário para Luanda deveria ser de pelo menos 3.000.000m3/Dia, isto sem ainda ter em conta os consumos com a indústria e outros. Ora como vemos, valores muito distante dos actuais 60.000m3/Dia  e mesmo dos 120.000m3/Dia  previstos e orgulhosamente alardeados. Os actuais 60.000m3/Dia,só dariam para 10L/pessoa/Dia, mas como "eles" nos seus "Talatonas" têm em casa Jardins e Piscinas, logo consomem muito mais, somado ao consumo das indústrias etc, concluímos que com estes valores, muitos não podem ter sequer água em suas casas.
       

 O Sr. Secretario de Estado de Águas(atenção, nada pessoal), devería ter alguma vergonha em anunciar estes valores tão irrisórios e pouco ambiciosos ao Público, ou então ao fazê-lo, devería no mínimo lamentar tão triste situação e diante da possibilidade de fazer melhor. O mínimo que se esperava de alguém com tais responsabilidades.


 O que  já foi feito no interior do país para suprir a falta de água as populações, onde estão os canais de irrigação que hoje colmatariam a ausênçia das chuvas?


O cidadão de Luanda, gasta em media kz100.00/balde de água (20 L) o que perfaz kz 2500,00/Dia ou seja kz 75,500.00/Mês (usd $ 750,00/mês), na busca de soluções alternativas a água que deveria ser fornecida pelo Estado. Outros ainda, são forçados á pagar taxas mensais de água mesmo sem terem consumido, dados os cortes frequêntes ao fornecimento.
      

Chego a perguntar-me, se estes nossos irmãos do Governo/MPLA  têm mesmo algum respeito e consideração por todos nós. Pois,  limitam-se á dizer-nos coisas sem se preocuparem se poderemos ou não questionar os dados fornecidos. Total desrespeito aos cidadãos.


 A conclusão á que  frequentemente chego é: Total FALTA DE VONTADE POLÍTICA e ESPIRITO PATRIÓTICO. Aos nossos irmãos do MPLA/Governo: Com este deficit, o que voçês não fizeram em 37 anos de governo, certamente não farão agora.

 Nós, "queremos governar Angola com todos e para Todos os Angolanos"


*E. Mines Tadeu,  Ministro da Energia e Águas do Governo Sombra - UNITA