Lisboa – O Presidente da República,  José Eduardo dos Santos tem na sua agenda uma deslocação, a província do Moxico, no próximo dia 4 de Abril, para assinalar  as  comemorações  dos dez anos  desde que Angola alcançou a paz, após o conflito armado que assolou o país.

 
Fonte: Club-k.net


O executivo  indicou  a  cidade do Luena para   acolher, este ano,  o acto central das celebrações do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, a 4 de Abril próximo a qual se estima a concretização de uma festa já mais vista. Para alem, do PR e membros do seu gabinete, serão também  aguardados  governadores de outras províncias que se deslocam aquela localidade para assinalar a efeméride.

 

Consta na agenda presidencial,  ao leste de Angola,  a inauguração do Monumento da Paz, erguido na cidade do Luena e que  aguarda  apenas pela  apresentação publica por parte do estadista.   O Monumento da Paz, cujas obras iniciaram em Outubro de 2009, mede cerca de 30 metros de comprimento e foi construído à base de cobre e ferro que comporta dois braços de ferro que suportam uma pomba branca que simboliza a Paz efectiva alcançada em 2002.
 

Nos arredores da infra-estrutura foi edificada uma área administrativa constituída de quatro gabinetes, sala de reuniões para 40 pessoas e outra de espera.
 
 
Na área social foi erguido um restaurante para 60 pessoas, uma sala de conferências com capacidade de 64 lugares, biblioteca, sala de Internet, de leituras e vários balneários.
 

O empreendimento foi erguido por duas empresas, a chinesa Synohidro Corporation construiu a parte das dependências administrativas e sociais, enquanto a Mansudore Group coube a construção do Monumento da Paz e das áreas verdes.