Luanda - O  Presidente da UNITA, Isaías Samakuva visitou, dia 29 de Março de 2012, o Ficheiro Informático Central do Registo Eleitoral - o FICRE, tendo sido recebido pelo Ministro de Administração do Território, Bornito de Sousa. A visita, segundo o líder da UNITA, serviu para expressar preocupações que vêm da base sobre o registo eleitoral.


Fonte: UNITA



http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/531901_417395551607561_100000113604371_1689854_1727104204_n.jpgDurante a visita, o Presidente Isaías Samakuva e a comitiva de dirigentes que o acompanhavam, ouviram explicações técnica sobre o funcionamento da base de dados.



Mas as duvidas sobre a integridade do Ficheiro Informático Central do Registo Eleitoral só vão acabar quando for feita a auditoria prevista pela lei e antes da sua transferência do MAT para a CNE.


“Nós queremos que se faça auditoria prevista pela lei, para então tirarmos conclusões definitivas sobre o trabalho que foi feito. Esta auditoria que se espera agora, no fim do registo eleitoral e antes da transferência para CNE irá dar-nos uma ideia mais concreta daquilo que foi feito”, defendeu Isaías Samakuva.


Para o líder da UNITA, o encontro com os responsáveis do MAT serviu para transmitir a disposição do seu partido sobre o processo eleitoral e sobretudo a sua vontade de ve-lo materializado.


“Queremos que se realizem as eleições num ambiente de abertura e transparência”, afirmou o mais alto dirigente da UNITA que desmentiu rumores segundo os quais a UNITA não vai participar das eleições de 2012.


Isaías Samakuva disse ainda que as eleições a realizarem-se em Angola devem corresponder a capacidade e dignidade dos angolanos.


O Presidente da UNITA, Isaías Samakuva defendeu a manutenção do diálogo como forma de serem dissipadas todas as eventuais dúvidas sobre o processo.


De salientar que altos dirigentes do Galo Negro acompanharam o líder da UNITA, na sua visita às instalações onde estão acomodadas as bases de dados do registo eleitoral dos angolanos.