Ndalatando – De acordo com a Angop, o  secretário em exercício da Unita no Kwanza Norte, Rodrigo Carlos Escócio Lucas, acusou, sexta-feira, em Ndalatando, numa conferência de imprensa, o antigo responsável local da organização, António Hebo (na foto), de desvio de fundos do partido e de infringir as suas regras, enquanto dirigia aquela formação política.

Fonte: Angop

 
Rodrigo Carlos Escócio Lucas que reagia em nome da direcção do partido a renúncia de António Hebo da Unita para ingressar no partido “CASA” fundado por Abel Chivukuvuku, esclareceu que sobre ele pendia um processo disciplinar que visava a sua substituição, tendo o mesmo antecipado a sua demissão.

 
Esclareceu que António Hebo estava a ser investigado pelas estruturas da Unita por infracção à disciplina partidária e extorsão de 43 mil dólares aos quadros do partido que o mesmo tinha indicado, sem conhecimento da direcção do partido, para integrarem a comissão provincial eleitoral.
 

Rodrigo Carlos Escócio Lucas minimizou ainda a saída de António Hebo do partido, dizendo que a adesão à Unita é voluntária assim como o é o abandono da sua militância.

 
“António Hebo não é o primeiro individuo a deixar a Unita”, ironizou Rodrigo Lucas, acrescentando que será indicado, brevemente, um novo responsável daquele partido no Kwanza Norte.


 
Disse que a dissidência de vários militantes do partido para as fileiras de Chivukuvuku não vai desestabilizar de maneira nenhuma a Unita, nem terá repercussões nas próximas eleições, porque os quadros fiéis vão trabalhar visando o reforço da unidade dos militantes em torno do partido e para o seu crescimento.
 

Pediu aos militantes da Unita a se manterem fiéis em torno dos ideais do partido.

 
Saliente-se que o secretário provincial da Unita no Kwanza Norte, António Francisco Hebo,  segundo ao Angop, renunciou, quarta-feira ultima, àquela organização política filiando-se juntamente com cerca de mil e 500 correligionários seus ao partido de Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA), recentemente fundado por Abel Chivukuvuku.
 

Entre as razões que o levam a abandonar o partido do “Galo Negro”, o mesmo apontou a falta de seriedade por parte dos actuais líderes da Unita, para além do desprezo e falta de atenção porque passou enquanto secretário provincial do partido no Kwanza Norte.
 

António Francisco Hebo foi secretário provincial da Unita no Kwanza Norte de 2008 até a data da sua renúncia ao partido.

 
Em conferência de imprensa onde anunciou a sua desistência, o ex-dirigente da Unita na província admitiu que ainda se revia nos ideais do fundador daquele partido mas não na forma como a organização é conduzida pelos actuais líderes, factor que considerou poderá contribuir para o fracasso da Unita nas próximas eleições gerais, que deverão ocorrer no presente ano.