Luena – O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, é o “Chefe de Estado dos africanos”, mercê do seu incondicional apoio a outros países do continente, em particular os da região Austral, designadamente virado à pacificação de conflitos e a implementação de políticas para o desenvolvimento.


Fonte: Angop


http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/files/highlight/2012/3/14/0,d8b2f566-730a-49c2-af44-a98070b4e5af.jpgA afirmação é do primeiro secretário do Consulado da República da Zâmbia, na província do Moxico, Victor Nanyama, que falava à Angop, no Luena, a propósito do 4 de Abril, data em que se comemora o Dia da Paz e Reconciliação Nacional, em Angola.


Segundo disse, graças à visão estratégica e clarividente do Chefe de Estado angolano actualmente Angola está a dar passos largos rumo ao desenvolvimento, nos vários domínios, em resultado da paz e estabilidade.


Neste contexto, enalteceu as políticas levadas a cabo para o progresso da nação angolana, nomeadamente a construção e reconstrução nacional, a nível de todo o território.


Por outro lado, referiu que Angola é um país economicamente potente na região da África Austral, o que tem contribuído para o seu relançamento, nos vários domínios, com a liderança exitosa do Presidente José Eduardo dos Santos.


Relativamente aos 10 anos de paz, em Angola, asseverou que constitui marco de grande importância para o governo zambiano, devido a relações históricas de amizade e cooperação entre os dois estados e povos.


O 4 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, constitui das maiores conquistas dos angolanos, a par da Independência Nacional, proclamada em 11 de Novembro de 1975.