Luanda  - A cruzada de Abel Epalanga Chivukuvuku de  tentar  destruir  fisica e politicamente  o Dr. Jonas Malheiro Savimbi, iniciou  há 20 Anos, em sintonia perfeita com as estratégias do Sinfo, de ver desaparecido do xadrez politico Angolano,  Jonas Savimbi  e o seu projecto de  sociedade.


Fonte: CM


Caro leitor, eu, Celestino Manuel, militante de base da UNITA, desde que conheço o mano Abel Epalanga Chivukuvuku  aos tempos da resistência, pretendo lembrar  à vossa grata  memória e análise de algumas coinsidências e/ou  concertações:


1. Na década de 90,  aquando dos acordos de Lusaka, enquanto alguns Ministros não tinham o direito de viajar no avião presidencial,  que negociata permitiu o Sinfo preparar a viagem de   Abel Epalanga Chivukuvuku  de Luanda à Lusaka, nas conversações, com o fim de instalá-lo no Bailundo, junto do Dr. Savimbi?.


2. Enquanto  o  Sinfo  estava  a  estruturar   um  processo - crime  contra  o  Dr.  Savimbi  nos  anos  96,  97,  e  98,   para  ser  considerado  nacional  e  internacional  um  criminoso  de  guerra, Abel  Epalanga  Chivukuvuku,   consubstanciava   dizendo:      Savimbi   é uma  carta   fora do baralho:


3. Nos mesmos  anos, enquanto  o  Sinfo buscava  o  plano  de  implosão  da  UNITA,  que  seria  concretizado  com  a criação  do  Comité  Renovador,    Abel Epalanga Chivukuvuku,  consubstanciava:  A UNITA  é   uma  manta  de   retalhos.


4. Enquanto o Sinfo dizia que o projecto de Muangai é projecto dos Portugueses,  Abel Epalanga Chivukuvuku, consubstanciava:  o projecto de Muangai está ultrapassado no tempo e necessita de modernização na base da refundação.


5. Enquanto o Sinfo dizia que a Bandeira da UNITA, simboliza a guerra, Abel Epalanga Chivukuvuku, batia-se incansavelmente para a mudança dos simbolos da UNITA, mormente da Bandeira.


6.  Enquanto o Sinfo quer destruir a UNITA utilizando diversos planos, quer juridicos, politicos, administrativos, quer ainda de prática social, Abel Epalanga Chivukuvuku  num encontro com o então Embaixador Americano Dan Mozena, em Janeiro de 2011, promete, também, fraccionar a UNITA.


7. No inicio da decada de 2000, tentou apoderar-se da Direção da UNITA, tendo sido rejeitado democraticamente pelos militantes, decidindo, então, combater a UNITA dentro da UNITA. Abel Epalanga Chivukuvuku, contestou os principios, os valores e os simbolos da UNITA, tendo decidido criar estruturas paralelas no seio da UNITA, contando com o apoio dos donos dos Semanários Angolenses e Capital.


8. Goradas todas todas as tentativas de implosão da UNITA, Abel Epalanga Chivukuvuku opta, finalmente, por auto- proclamara-se lider de uma coligação de partidos a casa que, curiosamente, merece uma atenção especial dos órgãos de comunicação social que o MPLA controla e que combatem tenazmente a UNITA.


9. As  alianças entre a policia  politica do MPLA (Sinfo) e a CASA começam a ficar claras aos olhos de cada cidadão: A CASA trabalha no seio da UNITA  e o Sinfo  projeta a CASA. Exemplos:


-  O  MPLA- Sinfo entrega à CASA, fichas de assinaturas de membros, de cartões recolhidos de cidadãos  para facilitar a sua candidatura no tribunal constitucional, dá dinheiro para a compra de viaturas e/ ou aluguer de sedes provinciais e municipais e promete assentos no parlamento.


- A CASA cria impressão de que a UNITA está fraca, puxando 3 ou 4 membros aqui e acolá  que o MPLA _ Sinfo transforma em centenas.


Ora vejam só! Será mera coincidência ou concertação permanente entre O Sinfo e Abel Epalanga Chivukuvuku? 


A conclusão depende de si, caro leitor!
Estamos juntos.

Luanda, 09 de Abril de 2012                                                                                                                                                                                                                 
*Celestino Manuel