A carregar...

Jornalista Samuel Lussati sofre amputação da perna

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Johanesburgo – Samuel Lussati “Cajó”,  um dos jornalistas  da TPA vitima da recente  queda do helicóptero  no Huambo,   foi submetido   a uma operação intervenção cirúrgica,  na África do Sul que resultou na amputação de uma das pernas. 
 

Fonte: Club-k.net

Casa Militar pede sigilo

Desde o dia 14 de Abril, data em que ocorreu a operação, o assunto foi  remetido  ao secretismo absoluto  por sugestão da Casa Militar,  a entidade que esta a responsabilizar-se pelas despesas hospitalar  dos acidentados.  A intervenção  cirúrgica a Samuel Lussati foi feita num momento  em que o profissional  (ainda) se encontra  em  estado delicado de coma  (com perda de sentido).


A amputação   como último recurso foi  em conseqüência de   uma gangrena, na parte superior das pernas  que estariam  a  ramificar-se  pelo  corpo que poderiam resultar  numa  eventual tragédia, caso não  fossem tomadas as citadas medidas.


O surgimento das gangrenas (complicação de uma necrose isquêmica ou falta de suprimento sanguíneo)  teriam também  se agravado pela morosidade da sua evacuação ao exterior, não obstante a imprecisão  detectada  pelos  médicos sul africanos,   no   relatório  passado pela equipa  médica  que o assistiu no  Hospital Militar de Luanda  depois de ter  passado pelo Hospital militar regional da zona centro do país.


Por seu turno, o  Conselho de  Administração da  TPA, prepara-se para em breve comunicar oficialmente a família   de   Samuel Lussati   que  se encontra a  viver  na província da Huila,  sobre o  estado do jornalista. (Apenas  a esposa, Virgínia Lussali encontra-se na África  do Sul com o mesmo).


Antônio  Henrique Da Silva “Tony”, o PCA da TPA que desde as primeiras horas que  tomou conhecimento da  queda do helicóptero  bateu-se pela  “ imediata evacuação”  dos profissionais ao  estrangeiro   deslocou-se a Johanesburgo, no passado dia 12 de Abril  com o intuído de se informar sobre o estado de saúde dos mesmos.  Até a data da  curta estadia do PCA, a aquele país,   Samuel  Lussati não  tinha ainda sido operado, porem, o responsável maximo da televisão  angolana tomou  “boa nota” do estado de melhorias  de um   outro jornalista/paciente, Alexandre Cosse  que regressou a  Luanda  no passado  dia  16 de Abril.


De lembrar que os jornalistas tiveram o acidente quando a pedido de “supostas ordens”  que se fizeram baixar em nome do Chefe da Casa Militar do PR, General Manuel Vieira Dias “Kopelipa”  sobrevoavam  nos arredores do Huambo, a fim de  filmarem a linha do Caminho de Ferro de Benguela cujas imagens serviriam  para destacar  a  margem da visita  do Chefe de Estado angolano  José Eduardo dos Santos  ao Moxico, como um dos ganhos da paz.  Em função do mau tempo, o helicóptero caiu e os seus integrantes  foram socorridos 19 horas depois por falta de comunicação. (O aparelho  estava desprovido de meios de comunicação com a torre de controle)






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Sofredo Moxico 08-05-2012 14:21 #39
è lamentavel defacto a situaçao mas a culpa nao e do general, mas sim do jornalista mesquinho e bajulador Gonsaves Nhangica o protagonista destas missoes secretas, ele sim devia indeminizar a familia pelo exagero jornalistico, para ser credivel perante a presidencia da republica.
0 fardadocivil 08-05-2012 00:03 #38
Todos estes sao culpados foram para filmar a linha ferrea para agradarem o seu xefe na altura q xtaria no luena para q a mesma sirva de fonte de mentiras para o povo do luena . se alinha ja xta no kuemba é porq xta em direção ao Luena e oq é q qriam estes. e não vejo oq levou o inracional do kopelipa amandar eles nesta missão porq não ele mesmo? e outra coisa tbem, a tpa tem os seus meios porq usarem helicoptero da primeira guerra mundial? por vezes tbem estes jornalista tem muita profécia ao MPLA e no fundo deu no que deu. mas coragem Lussati em frente é o caminho.
0 COREON DU 05-05-2012 15:44 #37
SACANAS UM DIA VAO PAGAR POR TUDO
0 COREON DU 05-05-2012 15:44 #36
SACANAS UM DIA VAO PAGAR POR TUDO
+1 Fantasma de Nito Alv 04-05-2012 15:08 #35
Se Angola tivesse provida de hospitais como tanto dizem os governantes do Mpla, este jornalista que até estava a trabalhar para o partido corrupto do governo, não tendo sido tratado (o que acontece com 95% da população) como deve ser acabou por perder uma das pernas... e por pouco a vida, votem mais nestes corruptos que vão ao médico no estrangeiro nos jactos privados da Sonair/Sonangol /governo angolano
0 Mbata a Mbuta 04-05-2012 14:34 #34
Melhoras ao Jornalista que estava a cumprir seu dever e obedecer as ordens do patronado....Po de suceder a qlq um
0 danilson mendes 04-05-2012 13:25 #33
rápidas melhoras amigo Lussati
0 Wafukeza 04-05-2012 11:51 #32
TODOS NÓS SABEMOS QUE OS ÚNICO QUE NÃO TEM ETICA JORNALISTA SÓS OS JORNALISTAS DA TPA, ANGOP,RNA CAMBADAS DE DESINFORMANTES EM VEZ DE DIFUNDIREM CONFUNDEM A OPINIÃO PÚBLICA, É TRISTE QUANDO SE TRATA DE UM INDIGINA DAQUI A POUCO SERÁ ESQUECIDO COMO TANTOS IRMÃO ANGOLANO. O QUE ME INTRIGA É QUANDO DEIXAM DE FILMAR A MÁ NUTRIÇÃO DAS PESSOAS, A NUDEZ, A MISÉRIA QUE NOS ASSOLA, SINTO MUITO A SITUAÇÃO DO LUSSATI, MAIS QUEM APLAUDE SEMPRE O MAL SOFRE COM JUROS ESTA CHAMADA DE ATENÇÃO É PARA TODOS NÓS, NÃO DEVEMOS COMPACTUAR COM O MAL.
0 Angolano Sofredor 04-05-2012 09:05 #31
Irresponsabilid ade Msm
Não há garantia de meios técnicos para manter a comunicação, como é que vão exigir perfeição no trabalho? >Isso É ter excesso de prazer em arriscar a vida de quem está habituado a obedecer. Em nenhuma parte do Mundo os Jornalistas são transportados por meios da F. Militar ou Policial. >Só num país como Angola onde a corrupção tornou-se em uma doença crônica. Agora devolvam a perna do cidadão. Filho alheio. Porque a vida do Mágico jamais será devolvida, aliás, a família perdeu-o p/ sempre

vem aí outro Sacrifício....
Em Agosto todos sabem do que estou a falar.
0 miguel pombolo 04-05-2012 00:25 #30
Eu prendi com os meus pais que não podemos se alegrar com o sofrimento dos outros mesmo que seja o teu inimigo, quando estamos a falar de um ser homano temos que saber que também pode acontecer com mosco.
Força Samuel nos estamos contigo, a vida não termina aqui.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL