Luanda  - Por ocasião da comemoração do 1º de Maio, a UNITA saúda os trabalhadores angolanos na convicção de que o trabalho é a forma mais nobre da realização humana, permitindo ao indivíduo exprimir a sua capacidade criadora e dar a sua contribuição no engrandecimento da sociedade.


Fonte: UNITA
 

Por isso o trabalho nunca devia ser transformado em instrumento de servidão, mas sim em forma dignificante do esforço humano que é.


A importância disto discerne-se da triste experiência do povo angolano em relação à politica desumana do regime actual onde o trabalho está transformado em manifesta exploração do homem.


O conceito da UNITA de igualdade, justiça e liberdade é inerente à dignificação do trabalho e à abolição total de todas as formas de exploração.


A UNITA entende que deve-se garantir ao cidadão justa remuneração pelo trabalho feito, deve-se garantir aos trabalhadores angolanos o direito de se reunirem ou se organizarem livremente em colectividades ou sindicatos para protegerem colectivamente os seus interesses e, assim, reforçar a causa da democracia.


A Constituição de Angola estabelece o direito à greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.


Assim e por ocaião da comemoração de mais dia internacional do Trabalhador, a UNITA manifesta a sua total solidariedade com os Enfermeiros e pessoal da Saúde, em greve, apelando o governo a aceitar não só dialogar com a classe mas e sobretudo a resolver as suas legítimas reivindicações.


Historicamente, o 1º de Maio é um dia que lembra a luta pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores. Esta data deve também servir para a reflexão sobre o direito inalienável ao trabalho remunerado com justiça, não podendo deixar de estar presente nas preocupações de todos aqueles que se encontram no desemprego.


VIVA OS TRABALHADORES ANGOLANOS
VIVA O 1º DE MAIO