Harare  - Mais de dois mil angolanos estão registados na Embaixada de Angola na República do Zimbabwe, afirmou segunda-feira em Harare, o responsável pelo sector consular, Eduardo Joaquim Kondua.


Fonte: Angop

 
ImageEm declarações à Angop, Eduardo Kondua revelou que esta comunidade se encontra distribuída nas províncias de Harare, Bulawayo, Manicaland e Matebeleland Norte.
 

Sobre a comunidade estudantil, Eduardo Kondua explicou que alguns beneficiam de bolsas e outros a título privado, estando matriculados em diferentes faculdades existentes nas cidades de Harare, Gwero, Bulawayo e Mutare.

 
Destacou o grupo que se encontra na cidade de Mutare, com 115 estudantes, e que, em Junho próximo, 20 destes deverão terminar as respectivas licenciaturas na África University, uma das prestigiadas escolas superiores do Zimbabwe.

 
"Temos mantido a nossa missão com todo empenho em apoiar esses estudantes para que terminem os seus cursos com sucesso", disse.
 

Sublinhou ainda que a Embaixada de Angola no Zimbabawe tem promovido actividades de âmbito socio-cultural com as comunidades, aproveitando as datas festivas oficiais do país, com vista a sua integração na vida nacional, cultivando no seio destes a consciência patriótica.
 

O responsável indicou ainda que a comunidade residente, muitos estabelecidos desde 1940, trabalhando nas minas de carvão e nos caminhos de ferro, têm merecido atenção especial da embaixada, particularmente do embaixador Hendrick Vaal Neto.

 
Revelou que 20 cidadãos idosos estão já na faixa etária entre 80 e 91 anos de idade.

 
"Esses idosos têm merecido o nosso apoio moral e social, porque são eles que até agora mantêm e preservam os valores culturais, tais como os idiomas falados na região leste do país, nomeadamente Lutchaze, Umbundo, Kokwe e Ngangela", ressaltou Eduardo Kondua.