Bruxelas - Uma exposição temática de obras plásticas foi inaugurada em Bruxelas, Bélgica, para nas próximas três semanas os estados membros da CPLP, demonstrarem a riqueza e diversidade cultural dos seus países nas áreas de pintura, escultura, gravura, cerâmica e outras técnicas.


Fonte: Angop


Aberta segunda-feira, a exposição visa, essencialmente, sensibilizar as comunidades na diáspora e o cÍrculo diplomático dos países África Caríbas e Pacífico e da União Europeia para o o conhecimento da identidade cultural de cada Estado membro da CPLP - esclareceu a embaixadora de angola na Bélgica, Maria Elizabeth Simbrão.


Elizabeth Simbrão destacou, por outro lado, a concertação político-diplomatica entre os  estados membros, em matéria de relações internacionais e de cooperação, nos domínios economico, social, cultural e técnico-científico, além da materialização de projectos de promoção e difusao da língua portuguesa.


Na abertura da cerimónia, o embaixador do Brasil no Reino da Bélgica, André Amado, elogiou a CPLP, considerando a chave da unidade e de desenvolvimento dos países membros desta comunidade. Mais de 200 pessoas estiveram presentes no acto.


No quadro das actividades para celebrar o Dia da CPLP, realizou-se em Bruxelas uma palestra /debate sobre “a literatura lusófona e a cultura CPLP”,  na qual  estiveram presentes Luís Kandjimbo, poeta e crÍtico literário angolano, e o escritor português Pedro Rosa Mendes.


As actividades foram realizadas na Casa do Brasil em Paris.