Luanda - O presidente do grupo Parlamentar da UNITA, Raúl Danda, revelou que o seu partido vai realizar manifestações, a nível nacional, no próximo dia 19 de Maio.


Fonte: VOA


Raúl Danda respondia aos ouvintes da Voz da América (VOA), no programa Angola Fala Só. O parlamentar declarou que as manifestações, em Luanda e outras cidades, "reclamam eleições livres, justas e transparentes".


A UNITA tinha prometido convocar acções de protesto, se o Tribunal Supremo de Angola não respondesse, até à passada quarta-feira, ao seu pedido de impugnação de Suzana Inglês, como presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Tecnicamente, o prazo expirou esta sexta-feira (11 de Maio).

Danda disse que "Suzana Inglês devia ser declarada inapta", para presidir à CNE mas que "quer ser presidente à fiorça". Sustanta que os angolanos querem "democracia e que Angola seja um estado de direito" onde quem ganha as eleições "ganha com lisura. Estamos cansados de pessoas que se querem eternizar no poder e recorrem à fraude".


Sobre a tolerância do governo para com as manifestações dos seus opositores, o paralamentar da UNITA disse que a Constituição dá aos cidadãos o direito de manifestação: "As condições existem e a lei diz que nós temos esse direito. A manifestação vai sair mesmo".