Dundo - O governador da província da Lunda Norte, Ernesto Muangala, procede hoje, no município de Lucapa, ao lançamento da primeira pedra para a construção do projecto agro-pecuário de Calando.
 

Fonte: Angop


O projecto será implementado numa superfície de 500 mil hectares, com 24 fazendas de grande, média, pequena dimensão, com cinco mil hectare cada, para o cultivo de milho, mandioca e criação de quinhentas cabeças de gado bovino, 20 touros e 10 cavalos.

 
O projecto agro-pecuário de Calonda será implementado em quatro fases e até a sua conclusão prevê garantir 600 novos posto de trabalho directo aos jovens de Lucapa, Lunda Norte.
 

O projecto a ser lançado é resultado de uma parceria entre o Governo Provincial da Lunda Norte e o grupo Capilongo Angola, visando o combate à pobreza na população e o desenvolvimento do sector agro-pecuário da região.

 
Segundo o presidente do conselho de administração do grupo Capirongo Angola, Claudimiro Pereira Pinto, a primeira pedra é lançada hoje, mais a fase inicial do projecto já se encontra em execução há cinco meses. Conta com 40 trabalhadores.

 
Disse, por outro lado, que a área de implementação do projecto apresenta condições favoráveis para o cultivo e criação de gado, dada a existência de capim jaraguá para a pastagem dos animais.

 
Com a implementação deste projecto, a província da Lunda Norte terá dois projectos do género, seguindo-se ao projecto Cacanda, inaugurado recentemente pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no município de Chitato.