Alemanha - Nada melhor para ajudar alguém , do que quando o corrigimos e o criticamos justamente , mais precisamos não esquecer de que encorajar  ajuda ainda mais como já dizia ( Goethe )


Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça


Este texto é uma resposta aos tantos leitores que justamente me criticaram no artigo  de minha autoria recentemente publicado pelo Club-k intitulado ( A face oculta  e a tragetória de um cruel chamado  Beto Kangamba) .


Não preciso me alongar tanto , para dizer claramente e reconhecer que o texto foi sim , merecedor das criticas justas que foram feitas , mas  julgo ser importante deixar aqui algumas considerações.


Claro que poderia ter sido melhor  estruturado , menos atabalhoado e com uma linha que orientasse aos leitores o caminho certo para  fácil compreensão do mesmo.


Embora a nossa condição de seres humanos nos aconselha á melhorarmos cada vez mais  o nosso trabalho  infelizmente este  mesmo assim ,  muitas vezes não sai como gostaríamos que saísse.


Estamos sempre á aprender uns com os outros , com as nossas falhas e com os nossos erros e é sempre importante  tirarmos  boas ilações  dos mesmos para os evitar no futuro.


Sou daquelas pessoas que aprecia a eficácia das criticas bem intencionadas , construtivas e  estou sempre disposto á abraça-las porque as utilizo  como força motivadora .


As vezes até  fico triste , quando os meus tantos  amigos muitos deles bons jornalista e  analistas políticos de primeira linha . Pessoas que parece terem nascido com  á caneta nas mãos ,  não me criticam ajudando á adquirir uma nova habilidade para depois  aplaudirmos juntos  os resultados do progresso.


Não quer com isto dizer que me sinto inseguro ou inexperiente , pois  conheço claramente os objectivos a atingir com os mesmos textos que nada mais revelam do que a realidade angolana.


Mais quem é que não precisa de encorajamento através de criticas , sugestões ou mesmo  elogios sempre que se aproxima do objectivo desejado ?


É um erro partirmos do princípio de que alguém por ser adulto tem obrigação de escrever e fazer todas as coisas exactamente bem feitas e pode dispensar criticas , sugestões ou elogios.


Criticar não pode ser interpretado como uma ofensa e mesmo que seja , logo que ela vêm do coração e bem intencionada qual é o  problema em  fazermos uma séria reflexão  ?


Eu não vivo de coração aberto esperando apenas que me sufoquem com tantos  elogios , só daquelas pessoas que interpreta as criticas também como uma espécie de prenda irresistível que me provoca satisfação imediata.


Acho que quem critica construtivamente acaba por  aumentar também  a sua própria felicidade , porque no fundo quer ajudar o seu semelhante .


É melhor do que estar-se a vida inteira com elogios oportunistas que acabam por ser contra producente , além de ser uma grande erro elogiar o que não se compreendeu bem .


Tenho consciência de que aqueles que me criticam os bem intencionados , não o fazem para me castigar , mas sim para me ajudar á melhorar o meu procedimento e desenvolver outras formas em como meter no papel aquilo que vai na minha alma.


Não tenho medo dos excessos que por vezes se cometem nas criticas e repreensões , isto só pode produzir desânimo e ressentimento á  pessoas fracas .


Pouco experientes , sem confiança em si mesmas , e com medo de assumirem  responsabilidades por aquilo que escrevem ou fazem..


Repito mais uma vez :


Não procuro ferir nem humilhar ninguém com os meus textos , quero  apenas  ser  original com o meu estilo próprio de chamar as coisas pelo seu verdadeiro e próprio  nome .


Dizem-me lá por favor , como é que vou considerar  um cruel como Beto Kangamba e outros ,  ou um corrupto do tamanho do senhor presidente da republica de Angola  por exemplo?


Mesmo apesar de andar  muito aborrecido com tudo que se tem passado em Angola , onde não vivo e nem nunca estive desde 1981 / 82 .


O que tenho feito  apenas é  procurar  ser severo com comportamentos indesejáveis dos nossos governantes ,  e para  aqueles que não sabiam  tenho  parentes do mesmo sangue neste governo.


E  tenho até manifestado compreensão e confiança aos que  sempre demonstraram vontade em melhorar o trabalho no seu ministério ou noutra  repartição publica qualquer sob sua gestão.


Diz  a experiência  , quando se mostra confiança , a pessoa  tende  á participar com mais entusiasmo na modificação das suas atitudes incorrectas.


Os elogios , as repreensões e as criticas quando utilizados no momento próprio e justamente  muitas vezes até podem servir  como um poderoso sistema de acelerador e travão ao mesmo tempo , na educação das pessoas.


Nunca deixei de abraçar uma  única critica e seria estupidez de minha parte  desvalorizá-las  não levando em consideração muitas vezes as pessoas tão bem intencionadas que apenas me querem ajudar.


Não sou nenhum jornalista , nem analista politico , e não conheço alguém que seja perfeito neste mundo onde a linguagem das palavras muitas vezes chega á ser tão traiçoeira.

Sou um angolano como outro qualquer ,que faz do sofrimento e da dor dos outros , seu sofrimento e sua dor também como forma de estar solidário com esses compatriotas.

É um  erro muito grande darmos  atenção ás pessoas só quando elas cometem erros , mais  creio que  os tantos simpáticos que temos em Angola sabem disso .

E por isso , aproveitam todas as oportunidades para manifestarem toda a sua estima , e seu apreço pelo trabalho que os outros fazem , com criticas e sugestões.

Reconheço que o texto do ponto de vista estrutural não esteve como deveria , e claro não se pode elogiar algo que não está bem feito .

O bom elogio é dirigido a algo concreto , específico , que merece aprovação da maioria , um texto de qualidade , um esforço ou um resultado positivo.

Como sempre leio os comentários todos por uma questão de respeito aos leitores , que têm demonstrado serem bons pedagogos ao não ficarem calados.

Aqui fica o meu agradecimento  por essa  vossa atitude que  é particularmente útil , porque reforça a minha motivação e solidifica a minha auto-confiança.
 

Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby