Luanda - O ministro angolano do Interior, Sebastião Martins, considerou Quarta-feira, em Luanda, infundadas as informações de eventuais intervenções menos apropriadas de elementos da Polícia Nacional na repressão de manifestações.
 

Fonte: VOA/Angop

“Queremos reafirmar que esta situação não é real”

"Queremos reafirmar que esta situação não é real, a polícia não se revê em comportamentos desta natureza", referiu, em declarações à imprensa, no final de um encontro com o presidente da Unita, Isaías Samakuva.
 
 
 
Reafirmou que as forças policiais têm a missão de manter a segurança e a ordem pública em qualquer circunstância.
 
 
 
Segundo o ministro, é preciso sempre que as manifestações sejam comunicadas às autoridades e que cumpram com os requisitos que a própria lei determina para a polícia garantir a segurança das pessoas.
 
 
 
Contudo, notou que, ao mesmo tempo, a polícia deve dialogar com estas pessoas no sentido de que elas respeitem também o direito daquelas que não se revêem em tais manifestações.
  
 
Já o líder da Unita, considerou frutífero e bastante responsável o encontro que manteve o ministro angolano do Interior, Sebastião Martins.

 

UNITA preocupada com segurança de manifestantes


A direcção do maior partido da oposição já advertiu que  não quer ver pessoas infiltradas na multidão com o fito de desvirtuar o carácter pacífico e ordeiro da manifestação.


Isaías Samakuva, citado pela VOA, lançou entretanto um último apelo aos seus militantes e cidadão interessados em participarem  na marcha de protesto contra o que considera como “ violação à lei eleitoral”.


Samakuva disse que   a manifestação  está  aberta a todos aqueles que pretendem expressar a sua insatisfação perante  o actual governo  dirigido pelo MPLA e exigir que as eleições sejam livres e justas.