Huambo - O primeiro secretário do MPLA no Huambo Fernando Faustino Mteka é acusa de estar agredir violentamente os estatutos da sua organização partidária.


Fonte: Club-k.net

Nomeou  antigo  delegado do SINSE

Muteka que também exerce o cargo de governador da província, exonerou recentemente o administrador e primeiro secretário municipal do Kachiungo, José Manuel dos Santos, que foi substituído por Frederico Ukuetali, ex - chefe do SINSE no Bailundo.


José Manuel dos Santos foi afastado do cargo de primeiro secretário no Kachiungo sem que tivesse terminado o seu mandato.


O actual secretário do Kachiungo não foi eleito e nunca esteve inscrito em cada uma das comunas ou estrutura equivalente do Município, conforme a exigência do estatuto do partido no poder.


Muteka tem levado a cabo uma remodelação no seu executivo local começando por exonerar administradores municipais e substituí-los por quadros oriundos do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado (SINSE), tal como aconteceu na Chicala Cholohanga e Longonjo.


Nas exonerações que procede, tanto ao nível das administrações municipais e das direcções províncias Faustimo Muteka faz sem aviso prévio aos visados, violando deste modo o direito do agente público consagrado na lei da probidade pública.


Figuras ligadas ao partido no poder no Huambo, tém notado um procedimento exagerado de Muteka que tem vindo a enfraquecer a influência da organização na região.