FORAM ANUNCIADOS OS FINALISTAS DO CONCURSO CNN MULTICHOICE AFRICAN JOURNALIST 2012

Luanda -  Os Finalistas da 17ª edição do prestigiado Concurso CNN MultiChoice African Journalist 2012 foram anunciados por Ferial Haffajee, a Presidente do painel do júri independente.

 

Este ano o concurso recebeu candidaturas de 42 países do continente africano, incluindo países de língua oficial francesa e portuguesa.


Tratam-se de 34 finalistas provenientes de 12 países: 
• Tunde Akingbade, freelancer, The Guardian on Sunday, Nigéria
• Joshua Anny, Joy FM, Gana
• Manar Attiya, Ahram Hebdo, Egipto
• Adriaan Basson & Piet Rampedi, City Press, África do Sul
• Najlae Benmbarek, 2M TV, Marrocos
• Demelza Bush, Craig McKune & Verashni Pillay, Mail & Guardian Online, África do Sul
• Ramusel Graça,Televisão Santomense, São Tomé e Príncipe
• Arsénio Henriques, Soico - STV, Moçambique
• Edward Echwalu, freelancer, The Observer, Uganda
• Teresa Sofia Fortes, A Semana, Cabo Verde
• Isabel João, Novo Jornal, Angola
• Ahaoma Kanu, National Daily Newspaper, Nigéria
• Tom Mboya & Evanson Nyaga, Citizen TV, Quénia
• Andrew Mulenga, The Post Newspaper, Zâmbia
• Nimrod Taabu Mwagamoyo & Charles Kinyua Kariuki, NTV, Quénia
• Waihiga Mwaura & Jephitha Mwai Mwangi, Citizen TV, Quénia
• John Muchangi Njiru, The Star, Quénia
• Peter Nkanga, Elor Nkereuwem, Musikilu Mojeed & Idris Akinbajo, NEXT on Sunday, Nigéria
• Antoine de Ras, The Star, África do Sul
• Megan Small & Clive Mtshali, 3rd Degree, e.tv, África do Sul
• Stephen Ssenkaaba, New Vision, Uganda
• Joy Summers, Carte Blanche, África do Sul
• Gerald Tenywa, Saturday Vision, Uganda
• Nelson Wesonga, Daily Monitor, Uganda

Os vencedores do concurso serão anunciados numa Cerimónia de Gala e de Entrega de Prémios que terá lugar em Lusaka, na Zâmbia, no Sábado dia 21 de Julho de 2012.


Os anfitriões desta cerimónia serão Isha Sesay, apresentadora do NewsCenter da CNN International e Franklin Tembo Jnr, apresentador da ZNBC.


Ao anunciar os finalistas, Ferial Haffajee afirmou: “A qualidade crescente das candidaturas que avaliámos é um reflexo de um continente em crescimento e que reclama o seu lugar ao sol. Ficámos impressionados com a enorme qualidade e competitividade dos trabalhos que nos foram apresentados; com a alma e o coração que se sentiram nas páginas e nos píxeis; com o espírito aventureiro das candidaturas que recebemos de mais países do que nunca. Tanto na imprensa, na rádio e na televisão, parece-nos evidente que o jornalismo africano está em franco crescimento, conquistando o seu lugar no mundo e tornando-se competitivo à escala global, um pouco como o nosso continente.”

 

O painel do júri independente, presidido por Ferial Haffajee, Chefe de Redação da City Press, África do Sul, foi constituído por: Ikechukwu Amaechi, Editor, Daily Independent, Nigéria; Amadou Mahtar Ba, Administrador Geral, African Media Initiative; Jean-Paul Gérouard, Chefe de Redação, France Télévisions; Joel Kibazo, jornalista e consultor de média; Arlindo Lopes, Administrador Geral de Conformidade Regulamentar e Corporativa para Angola e Moçambique, MultiChoice Africa Ltd; Zipporah Musau, previamente Editora Executiva, Magazines, The Standard Group Ltd, Quénia e Kim Norgaard, Chefe de Gabinete da CNN, África do Sul. Bruno Manteigas, Correspondente no Reino Unido da Agência Lusa, auxiliou na avaliação para a categoria de Notícias Generalistas em Língua Portuguesa.


O jornalista freelancer Paul McNally auxiliou o painel de juízes e efectuou a primeira ronda de pré-selecção, removendo candidaturas que não cumpriam os padrões de jornalismo necessários, apresentando as candidaturas restantes ao painel de juízes para a etapa seguinte de avaliação. Paul foi o vencedor da Categoria Saúde e Medicina dos CNN MultiChoice African Journalist Awards de 2009, e finalista na categoria Informação HIV / AIDS do mesmo ano.


Este ano o concurso oferece as boas-vindas à Nokia, que patrocinará o Prémio de Jornalismo Digital, juntando-se esta à lista de patrocinadores que continuam a oferecer o seu inestimável apoio aos prémios. Estes são: African Development Bank (AfDB); The Coca-Cola Company; Ecobank; Ericsson; IPP Media, Tanzânia; Merck Sharp & Dohme (MSD), UNICEF e A24 Media.


Foi criado um programa de cinco dias para os Finalistas, com todas as despesas pagas, de ateliers, fóruns de média e estabelecimento de contactos, que culminará na Cerimónia de Entrega de Prémios no dia 21 de Julho de 2012.


Tony Maddox, Vice-presidente Executivo e Director Geral da CNN International, afirmou: “Este ano recebemos um número recorde de candidaturas para o Concurso CNN MultiChoice African Journalist, de uma variedade de países de todo o continente. A qualidade e o valor superior do trabalho apresentado continua a aumentar de ano para ano, garantindo que a edição de 2012 continua mais uma vez a oferecer os mais prestigiados prémios de jornalismo pan-africanos”.


Nico Meyer, Presidente da MultiChoice Africa afirmou: “O concurso CNN MultiChoice African Journalist é um investimento que nos é muito próximo, pois os jornalistas são um dos pilares básicos de uma nação. Temos de persistir no nosso reconhecimento do seu trabalho porque estes contam histórias reais que reflectem o tecido das nossas sociedades multifacetadas. O padrão das participações continua a melhorar e a qualidade das candidaturas é um testemunho dos excelentes níveis de talento do nosso continente. Sentimo-nos honrados por, mais uma vez, fazer parte de um concurso que contribui inestimavelmente para moldar a liberdade de expressão e para uma comunicação social sólida e empolgante.”

 

Collins Khumalo, Presidente da MultiChoice South Africa, afirmou: “É muito importante para nós ajudar o continente africano não só a encontrar a sua voz, mas também a fazê-la ouvir-se pelo mundo fora. O concurso CNN MultiChoice African Journalist dá voz a jornalistas de todo o continente. Estamos desejosos de celebrar as suas histórias e feitos.”
Nota aos Editores: Critérios para o Concurso
Para participarem na competição CNN MultiChoice African Journalist 2012 os jornalistas devem ser cidadãos africanos e ter trabalhado neste continente para organizações de comunicações que sejam propriedade africana e se situem em África, que produzam uma publicação impressa ou transmitida através de um suporte electrónico (televisão, rádio ou site de internet) que seja dirigida e recebida primariamente para e por audiências africanas.


As candidaturas foram publicadas ou transmitidas em 2011 e incluem-se nas seguintes categorias:


Artes e Cultura; Jornalismo Digital; Prémio Coca-Cola Company de Economia e Negócios; Ambiente; África da Imprensa Livre; Divulgação VIH/SIDA; Prémio MSD Saúde e Medicina: Prémio Mohamed Amin de Fotografia; Notícias Generalistas Impressas; Notícias Generalistas de Rádio; Desporto; Documentário de Televisão; Boletim Noticioso de Televisão; Turismo; Prémios de Notícias Generalistas de Expressão Francesa (em suportes Impressos e Electrónicos); Notícias Generalistas de Expressão Portuguesa


Website: www.cnn.com/africanawards
Facebook: https://www.facebook.com/#!/CNNMultichoiceAfricanJournalistOfTheYearAwards
Twitter: @africanjourno


Edição: 18 de Maio de 2012


Para mais informações, contacte:
CNN International: Joel Brown + 44 20 7693 0967 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
MultiChoice Africa: Odette Bagley + 27 11 289 3400 obagley@Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
MultiChoice South Africa: Marietjie Groenewald +27 11 289 3067 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.