Lisboa –   No seguimento do vazio precipitado pela  saída da advogada Suzana Inglês, a  plenária da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), reuniu  na tarde desta terça-feira(22), tendo  indicado,  o jurista Edeltrudes Fernandes Gaspar da Costa para presidir interinamente esta instituição  até   que o Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), nomeie um novo presidente por via de um concurso público  que termina no dia 27 do corrente mês.


Fonte: Club-k.net

Ex- Coordenador adjunto da CIPE

Edeltrudes Costa é comissário deste organismo desde a sua recente  reestruturação. Consta no seu currículo passagem pelo governo, onde exerceu as funções de Vice-Ministro da Administração do território   ao tempo de Virgilio Fontes Pereira.  Logo após deixar o executivo, dedicou-se a advocacia como membro do escritório  CFRA Law firm  pertencente a Carlos Feijó e   Raúl Araújo, em Luanda.

Em Setembro de 2011,  foi nomeado como membro do Conselho de Administração da Agencia Nacional e Investimento Privado (ANIP) tendo  sido afastado, em pouco, por incompatibilidade com a actual responsável da instituição, Maria Luisa Abrantes. Em solidariedade com o mesmo, as autoridades apresentaram o seu  nome como proposta do MPLA, para integrar a CNE, tendo em conta a experiência acumulada como  segunda  figura do executivo que esteve nos preparativos das eleições de 2008  ou seja como cordenador adjunto da extinta  Comissão Interministerial para o Processo Eleitoral (CIPE).