Huila - Desde a sua nomeação como gestor máximo da província da Huíla Isaac dos Anjos tem sido um governador  com uma esferográfica vermelha corrigindo os erros de todos  os seus antecessores que geriram a Província  de forma desastrosa.


Fonte: Club-k.net


Ora vejamos; o estado em que se encontra a cidade do Lubango em termos infra-estruturais,  o aspecto dos bairros  tanto urbanos ou periubanos foi ocasionado fundamentalmente pelos comissários e governadores que passaram pela cidade que dantes foi chamada cidade “Jardim de Angola” o que era aceitável em princípio tendo em conta  a organização e a beleza com que se apresentava aos seus visitantes.


Com o andar dos tempos, com a sucessão de governadores a partir Sr. Lopo do Nascimento a situação foi se deteriorando a ponto de atingir o ponto de saturação de maneira que deixou de ser tolerável, agregando o facto de que havia algum sentimento de trabalhismo por parte dos nativos da Província  sobretudo  os habitantes da região oeste e sudeste reclamando um tratamento diferenciado em relação aos outros habitantes da região, nomeadamente o grupo Etnolinguístico ovimbundo, Ngaguela e outros minoritários como os ambundos
(kimbundos), Tchokwes,  etc.


Entre os antigos governadores não faltou nada, menos coragem para estancar este fenómeno que arrasava com a auto-estima de cidadãos com os mesmos direitos mesmos deveres e mesmas oportunidades.


Com a nomeação de Isaac Francisco Maria dos Anjos começou a desenhar-se o quadro bastante diferente em termos de administração que passou a ser participativa  inclusiva dialógica  visando somente o bem comum  e à boa imagem e o bom nome da Província e da cidade em particular.


A decisão tomada em desalojar  os moradores que ergueram as suas casas ao longo das linhas de água e do caminho de ferro vem sendo protelada pelos antigos dirigentes da cidade por motivos políticos , quer dizer   seria uma medida que seria impopular e que igualmente poderia lesar a imagem do partido no poder  tendo em conta que as pessoas visadas eram na sua maioria militantes do MPLA.


Não obstante a isso Isaac dos Anjos ou simplesmente “CARGA” que foi solicitado a governar para cumprir com o plano director da cidade não olhou a meios chegando mesmo a dirigir  pessoalmente acções  negadas pelos seus  principais colaboradores.


Hoje a sociedade Huilana reconhece  e atribui muito mérito à este Homem nascido no Bié considerando-o como  dotado de bravura  quimera  e coragem eliminando as barreiras que existiam entre o cidadão e os governantes.


Ao nível da educação promoveu entre os profissionais da classe o sentido patriótico, fazendo com que o professor sinta o dever de trabalhar para o engrandecimento do pais. Realce deve merecer o facto ter retirado das folhas de salários de professores cerca de 600 agentes de ensino que depois de serem colocados nos seus locais de serviço a pois concurso público continuaram receber os seus vencimentos sem no entanto trabalharem.


Levou a cabo uma reforma no sector da saúde que passou a ser mais humanista tendo municipalizado os serviços de saúde  o que favoreceu o acesso de cidadãos a esses serviços.


A população passou a usar água potável em quase toda a extensão da província com abertura de chafarizes  ao longo das principais vias de comunicação bem com a materialização de projectos virados para a melhoria de distribuição deste liquido precioso.


Aqueles que se opunham  ao reassentamento das populações no Bairro da Tchavola  mudaram  completamente  de ideias fazendo-se passar por mentores da iniciativa, porquanto hoje os próprios habitantes encontraram  na Tchavola  um esconso  para dar sentido a sua vida. Como não faltam os que especulam, muitos dos citadinos já receiam   a saída deste homem corajoso  que poderá deixar  o seu projecto a meio. Bem Haja “CARGA”.