Luanda  - Um ambiente de profunda tristeza é o cenário da casa número nº28 da Rua do Ambrizete, no bairro Neves Bendinha, em Luanda, após a chegada da notícia do assassinato, em São Paulo, Brasil, de Zulmira de Sousa Borges Cardoso.


Fonte: JA

Estava prestes a  terminar o mestrado

A jovem, de 27 anos, estava em vias de finalizar, naquele país, o mestrado em engenharia, depois de ter feito a licenciatura, também no Brasil, a expensas dos pais. 


Uma bala tirou a vida de Zuzi, quando se encontrava na via pública, no bairro do Brás, uma zona comercial de São Paulo, muito frequentada por angolanos e onde a vítima partilhava um apartamento com outra jovem estudante angolana.


Délcio Cardoso, irmão de Zuzi,informou, ontem, ao Jornal de Angola, que Zulmira estava junto a um bar, onde minutos antes houve uma confusão envolvendo dois clientes brasileiros que insultaram e ameaçaram alguns angolanos, provocando um autêntico pandemónio, informação também divulgada por órgãos de comunicação social brasileiros.


Cerca de 20 minutos depois de acabarem as discussões, um dos clientes que começou a confusão regressou numa viatura de marca Golf, de cor prata, e, depois de ter descido do veículo, disparou contra os angolanos.


Zulmira Cardoso, que estava junto ao bar, foi atingida com um tiro na cabeça e morreu no local. Durante o tiroteio, foram também alvejados Celina Bento Mendonça, de 34 anos e grávida de oito meses, Gaspar Armando Mateus, 27, e Renovaldo Manoel Capenda, de 32, todos de nacionalidade angolana.


A mulher grávida apanhou dois tiros, um deles na barriga. De acordo com o irmão,  a família recebeu, à meia noite de ontem,um telefonema de um amigo da vítima.


Segundo contou o amigo, identificado por Avô, que é proprietário de uma loja que vende cabelo natural, localizada junto ao bar, Zuzi foi à sua procura para fazerem alguns acertos sobre a realização de uma festa que se ia realizar no bairro onde morava.


A dor no bairro


Familiares e amigos, alguns dos quais sentados à porta de casa de Zuzi, choravam pela perda da jovem que um dia sonhou ser a engenheira da família. Zulmira Borges Cardoso, a mais nova entre quatro irmãos, fazia o mestrado na Uninove, no Estado de São Paulo. Planeava regressar ao país em 2013, para trabalhar e constituir família.