Lubango - A polícia nacional tem como uma das atribuições a garantia de segurança dos cidadãos nacionais sem olhar pela cor grupo etnolinguístico ou  filiação partidária. Algum esforço tem sido feito neste sentido, fruto de uma dinâmica imprimida pelo governador provincial e o  seu elenco.


Fonte: Club-k.net


Mas nos últimos dias temos assistido um aumento gradual nas acções dos marginais, actuando  muitas vezes em pleno dia, sob o olhar impávido de alguns agentes da ordem pública e/ou agentes da segurança privada que alegam não ser seu objecto de trabalho mesmo que o crime esteja a acontecer nas suas barbas.


O  caso mais recente aconteceu nas imediações do mercado do João de Almeida, quando pelas dezassete  indivíduos não identificados assaltaram a mão armada dois irmãos “quinguileiros” que se dirigiam para as suas residências no fim da jornada.


 Na sequência os bandidos atiraram quatro tiros a queima roupa contra um dos irmãos que apenas foi identificado por Boi o qual a pois ter sido transportado para o hospital central Dr. António Agostinho Neto, teve que ser submetido a uma intervenção cirúrgica para se retirar as quatro balas que se encontravam cravadas numa das pernas e no peito.


Este é um dos muitos casos graves de assaltos em os meliantes fazem uso de armas de fogo. Entretanto informações do médico assistente dão conta da recuperação do jovem assaltado, que  na ocasião os marginais levaram consigo avultadas somas em dinheiro.


Outro caso que preocupa as autoridades policiais prende-se com o aumento do roubo de  gado que tem maior incidência nos municípios da Chibia , Gambos e Quipungo.


Especialistas afirmam que estas práticas poderão atingir níveis assustadores a medida que caminhamos para os meses em que as carências alimentares vão aumentando devido a escassez de chuvas na época chuvosa passada.