Luanda - Não tenho por hábito, agradecer as pessoas, quando o que fazem é o exercício de seus direitos. Tal como é o direito de manifestação que constitucionalmente está consagrado. Mas vale a pena aqui encorajar ao povo e muito particularmente a juventude que naquele dia 19 de Maio afluiu em massa a avenida do 1º de Maio.


Fonte: Club-k.net


A presença da Juventude, marcou o trilho da marcha pela Liberdade, Democracia e a verdadeira Mudança.


Pelo sinal positivo que tive de todas as capitais do país, que também se manifestaram, tenho a plena convicção de que já não somos mais os jovens, como os de entre 80 e 70 nos Estados Unidos da América, os tidos como a geração Y: avaliadas como sem causa nem objectivo, apenas interessadas em consumir.


Pela moldura humana, na sua maioria jovens, é sinal de que estamos diante de uma juventude que sabe o que quer, que tem causa e objectivo: a causa da luta é a pobreza extrema, a corrupção, o autoritarismo, a violência política e os 32 é muito. O objectivo é a mudança, mudança do MPLA que governa o País desde a independência.


Quem não esteve lá perdeu. Perdeu porque o que se sentiu e o que se viu na manifestação é o que  não se ouve pela Rádio e não se vê pela TPA. Foi contagiante sentir naquela juventude a vontade de Mudança e a voz sem medo que traduzia esperança. Foi bom ouvir daquela juventude canções como: 1º Angolano 2º Angolano 3º Angolano e Angolano sempre; UNITA! MPLA tem medo! ewe; a  Polícia é do Povo não é do MPLA; O le le, o la la pega no MPLA e atira no contentor é lixo! E lia-se nos cartazes palavras de ordem, como: Viva a Mudança, Viva a Liberdade! 32 é Muito, Liberdade ou Morte! MPLA Fora! Tudo isso não se ouve pela rádio nem se vê pela TPA. Até porque o que vimos no telejornal, foi a manipulação das imagens da manifestação da Liberdade.


Naquele dia, deu também para ver a contra manifestação convocada pelo MPLA e, que não teve sucesso, pelo seguinte:


1º Quem esteve na feira popular, local de concentração da manifestação da UNITA, viu que o MPLA também tentou organizar actividade mas sem gente e, que teve que ir corromper uns perto de 10 miúdos (vulgos roboteiros) dando-lhes a cada um 3.000 kz


2º Os autocarros que percorriam por algumas ruas com as cores do MPLA, estavam super vazios. Tendo muitos concidadãos afirmado que o MPLA, só se aproveita quando as crianças estão em aulas, mas como estão de férias, ua la la. Significa não apanhou nada.
Ficou também notória a motivação para outras manifestações que vierem a ser convocadas, até porque quando o Presidente do Partido, o Dr. Isaías Samakuva, disse que se o MPLA, pretender mudar as leis do pacote legislativo eleitoral para o seu benefício, voltará a chamar os manifestantes para outros actos. E ouviram-se os assobios, aplausos e a vontade inquebrantável de liberdade.


 Ou mesmo quando na minha intervenção disse que por hoje é da feira até ao 1º de maio, mas se o MPLA, persistir na fraude será do 1º de maio até ao palácio da cidade Alta,  até a mudança. Os jovens a cantarem o “ vamos lá, vamos lá” demonstrou a disposição e determinação de uma geração desposta a operar a mudança.


Penso que é isto que terá também assustado o regime e, que na sua continua macaquice orquestrou uma acção virulenta e criminosa contra os nossos manos revolucionários, na terça feira passada quando estes se reuniam para debaterem um programa de rádio. Mas para os que pensam que com esta acção irão acabar com a consciência revolucionaria, erram completamente. Até porque se matam as pessoas mas nunca as ideias.


Não há duvidas de que esta é a hora da mudança. É hora de dizer basta, 32 é muito! É hora dos  Angolanos através da UNITA no Poder. Porque a UNITA coloca os angolanos no centro de todas as atenções. Bem como disse o Dr. SAVIMBI: “para UNITA, o Angolano é o ponto de partida e ponto de chegada”.


Bem haja a MUDANÇA
QUE DEUS VOS ABENCOE
QUE DEUS ABENCOE ANGOLA E A UNITA


 Mfuca Fuacaca Muzemba
Secretário Geral da JURA
Juventude da UNITA