Luanda - O criador do software com o dicionário virtual, que traduz as línguas nacionais kimbundo, kikongo e umbundo, para português e vice-versa, Adilson da Costa, foi galardoado terça-feira, em Luanda, na Gala de premiação “Angola 35 Graus, organizada pela Semba Comunicações.


Fonte: Angop

 
Com essa criação, Adilson da Costa já arrebatou uma medalha de ouro na Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos, realizada na Alemanha.
 
 
O referido software foi desenvolvido para facilitar a comunicação entre as pessoas falantes dessas línguas nacionais, assim como ajudar a melhorar a integração dos cidadãos das zonas rurais nos diferentes serviços, cujos programas, geralmente, são escritos em português.

 
A cerimónia contou com a presença do vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, dos ministros da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, Juventude e Desporto, Gonçalves Muandumba, e da Cultura, Rosa Cruz e Silva.

 
Assistiram ainda o evento o arcebispo emérito de Luanda, cardeal dom Alexandre do Nascimento, políticos, deputados, académicos, diplomatas, entre outras personalidades.

 

Governante aponta juventude angolana como motivo de orgulho

 
O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, apontou, terça-feira, em Luanda, a juventude angolana como um exemplo e motivo de orgulho para o país, tendo em conta a sua participação nas acções de desenvolvimento promovidas pelo Executivo.
 
 
Por essa razão, sublinhou, os jovens angolanos são levados em conta nas tarefas de desenvolvimento e afirmação do país.
 

"A juventude angolana é uma categoria que se envolve e participa na solução dos problemas sociais de Angola", realçou.

 
O ministro destacou ainda o empenho demonstrado pelos jovens angolanos ligados à Polícia Nacional, Forças Armadas Angolanas (FAA), bombeiros, saúde e em outras áreas do saber, que tudo fazem para a formação, garantia do bem-estar social e segurança da população.
 

Gonçalves Muandumba apelou aos jovens no sentido de participarem do processo eleitoral, a ter lugar no dia 31 de Agosto do ano em curso, com responsabilidade e civismo.