Luanda – O ministério das Relações Exteriores (Mirex) deu a conhecer hoje, em nota, o falecimento do embaixador Simão Vangadiaco, Cônsul Geral de Angola em Lubumbashi, República Democrática do Congo.
 

Fonte: Angop
 
 
ImageDe acordo com a nota a que a Angop teve acesso, o embaixador Simão Vangadiaco faleceu hoje (30 de Maio) na República da África do Sul vítima de prolongada doença.
 
 
 
A nota acrescenta ainda que, Simão Vangadiaco, nascido a 16 de Maio de 1951, pertence à primeira linha de diplomatas do Mirex, tendo-se formado em Relações Internacionais em Dar-Es-Salam, República Unida da Tanzânia.
 
 
 
Diplomata de carreira, Simão Vangadiaco entrou para os quadros do Mirex em 1977, com a categoria de Técnico Auxiliar, tendo em 1979 sido promovido a categoria de Técnico Auxiliar Principal.
 
 
 
De 1981 a1984 foi nomeado chefe de departamento da direcção África e Médio Oriente e, concomitantemente promovido a categoria de 1º Secretário da Carreira Diplomática.
 
 
 
De 1984 a 1989 foi transferido para a embaixada de Angola na Argélia com a categoria de primeiro-secretário, tendo sido posteriormente Encarregado de Negócios.
 
 
 
Já em 1993, após ter sido promovido a categoria de Conselheiro, foi transferido para a embaixada de Angola no reino da Bélgica.
 
 
 
Simão Vangadiaco exerceu ainda, de 1998 a 2008, funções na embaixada de Angola na Côte D'Ivoire, após ter sido promovido a categoria de ministro-conselheiro.
 
 
 
Entre os anos de 2002 a 2008 exerceu as funções de chefe de departamento do Protocolo de Estado no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, onde esteve até 30 de Junho deste mesmo ano, quando foi nomeado Cônsul Geral de Angola em Katanga (RDC).
 
 
 
A 12 de Janeiro de 2011 é promovido a categoria de Embaixador de Carreira.
 
 
 
Até a sua morte, o embaixador Simão Vangadiaco exerceu as funções de Cônsul Geral de Angola em Katanga (RDC).