Lubango -  “Meios” é um termo antigo em muitos sentidos. Um “meio” é um agente de transmissão em sentido estrito. Os antigos achavam que o universo era formado por meio do éter. Para que se entenda melhor: o ar ou a água é um meio. Nesse sentido, um meio de transmissão - ou comunicação - é um agente neutro. Entretanto, pode-se observar facilmente que, apesar de seu estado aparentemente objectivo, a natureza de um meio determina o tipo e a qualidade da informação que pode passar por ele.


Fonte: Club-k.net


O uso moderno apropriou-se do termo com o significado de meios de comunicação. Ainda que actualmente considerássemos o livro ou a imprensa como meios, o termo tomou relevância com o surgimento da comunicação a longa distância mediante a tecnologia - ou a telecomunicação. A telegrafia foi o primeiro meio de comunicação verdadeiramente moderno, depois rapidamente vieram a telefonia, o rádio, a televisão, a transmissão por cabo e satélite e, obviamente, a Internet. Todo este desenvolvimento aconteceu nos últimos 150 anos; a maiorparte durante o último século e a Internet na década passada.

 

Nosúltimos dias temos estado a assistir uma avalanche de reclamações por parte dos leitores, ouvintes e telespectadores sobre o tipo de jornalismo que se tem levado acabo pelos principais meios de comunicação do estado cujas  linhas editoriais não tem sido equidistantes em relação a informação que tem estado a produzir para um povo já maduro capaz de por si só reprovar aquilo que chega aos nossos olhos ou ouvidos.


Quem estaria a altura de me responder a estas perguntas num momento crucial comoeste, a menos de 3 meses das eleições .
 

-Como  haveria de saber que em Angola foi criado uma ODP renovada ou seja as Milícias vulgo Kaenches?

-Quem haveria  de me informar que o secretário do Bloco Democrático  foi surrado a ponto fracturar um membro.?

-Quem haveria de me informar que surgiu  A CASA-CE uma coligação de partidospolíticos?

- A TPA teria dado cobertura que  merece a manifestação do maior partido de OPOSIÇÃO?

-Como teria conhecimento da expulsão de Jornalistas da TPA na actividade alusiva  ao dia do Criador na Fazenda do Sr. Nelito Monteiro no CUBAL?


-será que teria conhecimento sobre  o alegado suborno de António Manuel “JÓJÓ?Ou da saída pela Janela da Senhora Suzana Inglês?


Gostaria de fazer um apelo aos nossos jornalistas para que sejam verdadeiros profissionais que sejam imparciais na divulgação das matérias invistam no jornalismo de investigação,  não se deixem levar pela  pressão do êxito derivada de condições contratuais precárias nas redacções, preparem-se   em termos do exercício da profissão e da ética profissional  especializem-se para que não voscoloqueis em posição de fragilidade.


Na maioria dos casos, Espero muito sinceramente que tenham aprendido o suficiente no recente seminário promovido pelo CEFOJOR que visou a formação de jornalistas para a cobertura das eleições que foram anunciadas recentemente pelo Chefe do Executivo para 31 de Agosto de 2012  em foram convidados  para prelectores de luxo, vindos da Europa e América.


Mostrem que ao contrário do que  se  diz, afinal os angolanos têm sim capacidade de  assimilação.

Enquanto isso não vou dispensar o meu Club, seja ele K,  morrodamaianga , angonotícias, makaangola, Facebook  ou ainda unitaangola. Mas o meu mesmo é o KEY.