Luanda - Para além da extinção da sua designação “Movimento Popular de Libertação de Angola” passando a ser unicamente “MPLA”, o partido no poder angolano tem ultimamente mostrado índices de perca de criatividade e tem jogado muito baixo principalmente na rede social Facebook.


Fonte: Club-k.net


Em forma desesperada, recentemente um internauto do regime, conhecido por Man David, fabricou calúnias tentando difamar o líder da Unita, Isaías Samakuva, acusando-o de ter comprado três mansões no Reuno Unido nuns míseros valores de 7 Líbras, em nomes de suas filhas!


A mentira não viu o sol do dia quando o líder da Unita interviu no debate no Facebook e esclareceu a situação em uma nota explicativa, onde negou as acusações e principalmente os nomes fictícios das filhas que foram fabricados pelo indivíduo, Man David.


Para desconfirmar a calúnia e difamação de Man David, Isaías Samakuva revelou que, como candidato na Unita, irá divulgar a lista do seu património aos 20 de Junho de 2012.


Num acto mais recente que demostrou a falta de criatividade dos elementos do regime, um militante do MPLA, conhecido nas redes sociais como Yuri Guimarães, postou cartazes de uma auto-designada campanha, POR UMA ANGOLA EM PAZ (VOTE MPLA), um evidente plágio da campanha POR UMA ANGOLA LIVRE organizada pela Associação Omunga.


A plagiada campanha POR UMA ANGOLA EM PAZ (VOTE MPLA) de Yuri Guimarães escrupulosamente usou distorcidamente o logo da campanha da Associação OMUNGA para os seus feitos e usou frases supostamente citadas por três figuras angolanas bem conhecidas: o ex-Primeiro Ministro Marcolino Moco, o consagrado escritor Pepetela e o escritor José Eduardo Agualusa.


As frases nas cartazes postadas a circular na página do grupo MPLA no Facebook por Yuri Magalhães, demonstram as figuras públicas à apelarem os leitores à votarem para o MPLA.


Denunciando o plágio, o Director da Omunga, José Patrocínio, escreveu para o Ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa:

 
“Amigo Bornito de Sousa. É com tristeza que posto aqui esta informação. Tomando em conta que não tenho o contato de Pepetela, espero através de si, e dos amigos, que lhe façam chegar a informação. Não estamos, a OMUNGA, preocupados com as declarações ou opiniões sejam de quem for. Preocupa-nos é o fato de o logotipo de uma campanha idonea e responsável da OMUNGA, "POR UMA ANGOLA LIVRE" esteja a ser abusiva e criminalmente usada sem qualquer propósito nem autorização desta associação”.

 

“Assim sendo, esperamos pelo pronunciamento público de Pepetela sobre este ato criminoso. A OMUNGA sente-se no direito de recorrer judicialmente por este crime na internet. A postagem está a circular na página do grupo MPLA através de Yuri Magalhães,” concluiu o líder da Omunga.


Para comprovar que ao contrário da campanha da Omunga, as fotos e as supostas frases das figuras públicas usadas nas cartazes, foram fabricadas e usadas sem nenhum consentimento dos mesmos, o escritor José Eduardo Agualusa desmentiu e desassociou-se a campanha POR UMA ANGOLA EM PAZ (VOTE MPLA).


“Meu caro, já tinha tomado conhecimento disto - é o tipo de disparate que prejudica mais quem o faz do que as próprias vítimas. Não me bato contra partidos, nem a favor de partidos. Luto pela democracia, pela paz, pela liberdade, por um desenvolvimento mais justo. Creio que a OMUNGA deveria processar judicialmente os autores desta falsificação. De resto, parabéns à OMUNGA pelo seu trabalho em favor da democracia e da justiça social,” escreveu José Eduardo Agualusa.


O indivíduoYuri Guimarães, embora ter postado as catarzes, negou ter sido o autor das mesmas dizendo que encontrou-as algures, gostou e partilhou.


“Quem é forte não precisa de fazer batota".... não fui eu que disse, tão pouco fui eu que aqui transcrevi... rsrsrsrsrs, o mesmo se passa com a pic ou baner publicado, vi algures, gostei, é verdade, e partilhei!!! Coisas do Facebook!!! rsrsrsrs, ou partilhar também é crime????? rsrsrsrs. Quem diz a verdade não merece castigo!!! O MPLA É ÚNICO PARTIDO QUE FAZ E FAZ MESMO. O MPLA CONQUISTOU A PAZ!!! VOTA MPLA!!! Aqui não tem desinformação nenhuma. Contra factos não há argumentos!” disse Yuri Guimarães.


Na página do grupo MPLA nota-se claramente que Yuri Guimarães não compartilhou as cartazes a partir doutra fonte mas sim postou-as pessoalmente.


Segundo as suas informações no Facebook, Yuri Guimarães nascido aos 26 de Fevereiro de 1977 e que reside em Luanda, estudou em London International College, e é fluente em Português, Inglês, Espanhol.


A campanha da Omunga, POR UMA ANGOLA LIVRE, contra a proibição, repressão e criminalização das manifestações, encontrada na pagina: https://www.facebook.com/PorUmaAngolaLivre, pretende dirigir uma petição ao Tribunal Supremo de forma a tomar uma decisão que sirva de jurisprudência no sentido de impedir mais criminalização das manifestações em Angola.