Luanda - Desde a descoberta e a entrada dos Portugueses em Angola para a exploração, os angolanos começaram a encontrar problemas de convivencia visto que foram destruidos os valores culturais dos Reinos e das distintas etnias de Angola.


Fonte: Club-k.net


Com a luta para a independencia os angolanos viram os intelectuais a servirem os outros na criação dos respectivos Movimentos de Libertação, hoje somente a FNLA e a UNITA já que o outro saiu da corrida movimentalista, os angolanos que sofreram simplesmente para obterem um unico objectivo: a boa vida(condições básicas) para o angolano.


A pergunta que não se cala é a seguinte: Será que os fundadores destes movimentos estariam satisfeitos com a condição actual dos angolanos?


A FNLA, defende a Liberdade e Terra, a UNITA defende Democracia e Direito – Povo, e o MPLA defende a Democracia-Socialismo que talvéz pelo andar do tempo perdeu o seu fundamento de movimento, visto que agora apóis 32 anos de governação de JES ouve-se um descontentamento por uma maior parte dos angolanos excluidos dos bens de Angola sua herança da da mãe natureza.


Liberdade e Terra – FNLA


Parecendo brincadeira mas a conjuntura actual de Angola carece dos pontos defendidos pelo movimento FNLA, visto que os verdadeiros filhos de Angola em pelna sua terra não encontram a liberdade, são surrados e são desconfiados por onde passam. Faltando-lhes as condições minimas e básicas de viver como: Saneamento, Saude e Energia Electrica. Neste caso a propria terra que seria para o angolano, hoje a terra é para uma parte da população visto de bom tom a partir da Cidade Alta.


Casas destruidas sem contactar ou entrar em consenso com o cidadão, fazendo com que até o exacto momento há familias vivendo por baixo de uma tenda rasgada, tudo por causa da falta de liberdade e terra que a FNLA defende para os angolanos.


Democracia e Direito, Etc. Etc. – UNITA


Este grandioso partido que ainda ocupa o segundo partido da oposição angolana teve como seu fundador um lider e em pena altura de imposição de Portugal este partido já tinha a visão de politica e social do seculo XXI, apesar de poucos dizerem que este projecto de Muangai está desactualizado, vemos nos nossos arredores lideres de partidos politicos criados depois de 2008 e não só a seguirem esta visão ou melhorando ou ainda igual ao projecto de Muangai, projecto para interesse de todos os angolanos.


Numa altura em que estamos enrolados pelo regime de JES, os angolanos estão órfãos da Democracia visto que são tratados como “macacos” conforme um dos titulos de um jornal privado de “Angola”- Luanda. E que cada dia vemos pessoas a denunciarem coisas anormais para um País Democraticos.


Angola hoje precisa de projectos que colocam o angolano num estatus aceitavel porque assim ele merece por herança e seja livre em desenvolver  as suas ambições para o crescimento do País.


A ideia de 1º angolano, 2º angolano e angolano para sempre, vejo-me nesta ideia como primordial para sairmos do colapso colocado pelo MPLA.


Hoje vemos dirigente a viverem em grandes hoteis (4,5 estrela) com os nossos dinheiros a serem gastos para realizarem os seus desejos deixando o angolano em plena miseria para pedir esmola nos asiaticos(chineses na contrução) Europa e EUA dominando todo mercado economico de Angola, e o angolano vendendo no transito parado nas ruelas de Luanda.


Uma lição que a vida do Dr. Savimbi nos deixa é que mesmo alguns o intitulam de “BOSS” ele viveu sempre ao lado do povo coisa incomum nos dirigentes actuais. A liderança está no seio do povo.

Socialismo-Democratico – MPLA


Provalvelmente este modelo pederia ser o melhor mas pelo andar da carruagem foi viciado pelos desejos pessoais dos nossos dirigentes que perderam o “Norte”Prova disso é ver o PIB Per cápta de Angola. Coisas boas que o executivo faz merecem o nosso elogio e agradecimento, afinal estão ali para nos servir e não se servir.


Conclusão


Chegamos no ano da “Mudança” quero recordar que em 2008 – a UNITA veio com este tema e depois fiquei assustado com o tema do MPLA que acrescentou “Madança para melhor” mas sei que agora o povo a sua mente está mais livre e aberta para ver qual é o melhor programa diferente com o de 2008.


Sendo jovem com caracter politico convido os jovens a olharem pelo projecto de segurança de melhores condições de vida e não em cópias de programas porque como em 2008 neste ano as fotocopiadoras já estão ligadas para tirarem as cópias de programas, mas o angolano é verdadeiro e não se deixa enganar pelos falsos escolherá o partido certo.


Foi a 4 anos em que na Huila foram demolidas as nossas residencias sem explicações convicentes, foi a 3 anos que na Ilha de Luanda nos partiram as nossas casa com explicações de serem cubatas ..... foi a dias que na Samba também em Luanda nos partiram as casas sem o consenso e dizem que foi por causa das calemas.


Sobre estes factos, visto que estes dirigentes perderam o foco, e podem fazer isto de novo destruindo o que já temos, nestas eleições vamos fazer mesmo a mudança votando na UNITA e ajudando alguns Deputados do MPLA que não conseguem dizer não na Assembleia Nacional por causa do medo, para que o angolano possa ter o valor que os verdadeiros filhos merecem e passam a ter a Angola dos sonhos daqueles que lutaram para independencia votando na mudança garantindo e proteger o nosso futuro.


Diz-se que o País tem rumo, isso não descordo, o País tem rumo, e o rumo é perigoso o rumo é um abismo o rumo é escuridão, no dia 31 de Agosto devemos votar na mudança para sairmos neste rumo ruim para o melhor
Sair do abismo depende de você!


O Tempo do abismo acabou!
É tempo de mudança!
É tempo de garantir o futuro!
É tempo de unir os angolanos para a mudança!
É tempo de unir os jovens para a mudança!
Vote cosnciente! Vote Unita e verás a luz do sol brilhando para todos os angolanos
Vote!
Obrigado.

Flugêncio Chawaco Veloso Daniel