Lisboa – A Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), está em vias de proceder nas próximas horas, a apresentação das assinaturas requeridas para a sua acreditação jurídica junto ao Tribunal Constitucional para participar, oficialmente, no pleito eleitoral que se avizinha.


Fonte: Club-k.net

Não concordam com a violência contra manifestantes

A apresentação vai ser acompanhada com várias surpresas (rupturas do MPLA para CASA-CE) com realce para a figura que concorrerá como  número dois da lista para candidatos a deputados, neste caso o almirante André Gaspar Mendes de Carvalho “Miau”, filho do veterano Mendes de Carvalho do MPLA.


O candidato em referência exerceu, até pouco tempo, as funções de  director nacional para as Relações Internacionais do ministério da Defesa. Remeteu recentemente, uma carta a solicitar a sua reforma militar que o habilitará a participar na vida política. Na condição de segundo da lista é automaticamente candidato a vice-presidência da República de Angola.


Para além do almirante “Miau”, a CASA-CE, terá nas suas listas um outro filho de Uanhenga Xitu, também militar, o general  Manuel Paulo Mendes de Carvalho “Pakas” (na foto), um interventivo militante do MPLA baseado na província do Bengo. É notabilizado nestas margens por ser uma figura a quem os militantes do MPLA indicam para os congressos realizados pelo partido no poder. Nos últimos tempos, endereçou varias cartas ao Presidente da República dando sugestões e também mostrou-se desiludido com a política de repressão contra os manifestantes que o regime adoptou. Pela CASA-CE, o general “Pakas” vai apresentar-se como mandatário pelo Bengo.


A CASA-CE confirmou recentemente Abel Chivukuvuku como cabeça de lista e terá como mandatário nacional, ex-líder do PAJOCA, Alexandre Sebastião André agora nas vestes de vice-presidente da coligação.


O mandatário para a província do Zaire é Augusto Makuta Nkonda. Na manha desta quarta-feira, 06, esteve na sede da CASA-CE, na rua Cabral Moncada, a aprimorar detalhes com a liderança desta força política.

Para a capital do país, a coligação terá como mandatário, o jornalista e advogado William Tonet.  Também está confirmada a adesão à CASA-CE de Luisete Macedo de Araújo que nas próximas horas, endereçará uma carta a oficializar seu desengajamento oficial com o PAR (Partido Angolano Republicano) que nas circunstâncias actuais denota ter muito poucas hipóteses de continuar a corrida.


Luisete, pelo estatuto conquistado ao longo dos anos que se iniciou na política, mais propriamente como pretensa pré-candidata independente às eleições presidênciais, manifestada nos meados de 2007 e o esteio revelado pela forma peremptória como expunha e defendia os cidadãos,  foi escolhida ao alto nível para secundar William Tonet  como cabeça de lista por Luanda.  A partir de agora, o duo lança-se à conquista dos dois milhões e oito centos mil votos indispensáveis para governar Luanda. O número três da lista é Alexandre Dias dos Santos “Libertador”, emblemática figura do Sambizanga.


A CASA-CE é uma força política recentemente criada e reúne vários partidos angolanos, tal como figuras independentes. Para além dos filhos de Mendes de Carvalho e William Tonet, que são oriundos do MPLA, há conhecimento de quem um grosso número de quadros  da JMPLA, terão se juntado a partir da província do Huambo.